Direito - Bacharelado (FADIR) : [131] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

O objetivo geral do Curso de Direito/Fadir busca assegurar no perfil do acadêmico sólida formação geral,humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliado a uma postura reflexiva e de visão indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania, em conformidade com as diretrizes traçadas pela Resolução nº 9, CNE/CES, de 29.09.2004. Os objetivos específicos do Curso de Direito/Fadir são os seguintes: – ensino comprometido com uma formação humanista consistente pautada na ética; – aperfeiçoamento curricular segundo um enfoque interdisciplinar, reflexivo, holístico e não tecnocêntrico, adequado à realidade social; uso de metodologia e tecnologias de ensino e avaliação em sintonia com a sociabilidade contemporânea; – observância dos princípios constitucionais que regem o ensino nacional na condução administrativa, política e cultural do curso; – ensino vinculado com a realidade local e regional, sem perder de vista questões de abrangência nacional e internacional; – estímulo à iniciação científica e à articulação ensino, pesquisa e extensão; – promoção do diálogo com a diversidade e diferença segundo uma visão de inclusão, cooperação e solidariedade; – defesa intransigente dos direitos da pessoa e do cidadão e dos objetivos de qualidade de vida e qualidade social, sendo esses direitos e objetivos as diretrizes na formação ético-social do profissional; – gestão autônoma e democrática tanto na dimensão administrativa como na pedagógica; – promoção da participação da comunidade interna nos programas de formação e extensão e nos processos de gestão; – promoção de qualificação e empenho na melhoria das condições de trabalho, carreira e remuneração dos docentes e funcionários administrativos levando em conta: as políticas da instituição, do sistema federal de ensino e do Estado brasileiro; as demandas dos envolvidos e políticas de suas entidades representativas; as necessidades institucionais; – formação do profissional da área jurídica (advogado privado e público, membro do Ministério Público, Magistratura ou qualquer área do conhecimento que o bacharel em direito possa atuar), dotado de senso crítico e conhecimentos técnico-científicos norteados por bases humanistas, com habilidade para responder aos problemas sociais emergentes; – profissional voltado para os fatos sociais, com o claro discernimento da dimensão jurídica do caso, buscando resolvê-lo dotado de uma postura ética, de consciência de responsabilidade social e de compromisso com a cidadania.

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