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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11388| Tipo: | Tese |
| Título: | A epistemologia de bachelard e a aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros |
| Título(s) alternativo(s): | Bachelard's epistemology and learning the concept of resonance in sound tubes |
| Autor(es): | Vilas Boas, Claudia Santos do Nascimento |
| Primeiro orientador: | Souza Filho, Moacir Pereira de |
| Resumo: | Essa tese apresenta os resultados de um projeto de doutorado, o qual teve como objetivo investigar como uma atividade com materiais concretos de baixo custo pode auxiliar no processo ensino aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e conduzir o aluno a superar os obstáculos à aprendizagem desse tema. Trata-se, portanto, de uma atividade de observação e análise do fenômeno de ressonância em tubos sonoros, tendo como base o tubo de Kundt. Destarte, os alunos analisaram a formação de ondas estacionárias em dois diferentes tubos fechados e, orientados por um roteiro, explicaram como o som se propagava no interior dos tubos. A atividade, então, possibilitou a aplicação de conceitos físicos sobre ondas e acústica na compreensão da propagação do som em tubos sonoros. Para isso, foram utilizados esses conceitos na compreensão de diferentes tubos sonoros, encontrados em no cotidiano, como instrumentos de sopro e até a própria laringe. Nessa pesquisa, foram analisados os resultados obtidos, fazendo uso de uma metodologia qualitativa. Por fim, a análise das respostas dos alunos sugere que a atividade contribuiu para a aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e para a superação dos obstáculos epistemológicos existentes sobre esse tema. |
| Abstract: | Essa tese apresenta os resultados de um projeto de doutorado, o qual teve como objetivo investigar como uma atividade com materiais concretos de baixo custo pode auxiliar no processo ensino aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e conduzir o aluno a superar os obstáculos à aprendizagem desse tema. Trata-se, portanto, de uma atividade de observação e análise do fenômeno de ressonância em tubos sonoros, tendo como base o tubo de Kundt. Destarte, os alunos analisaram a formação de ondas estacionárias em dois diferentes tubos fechados e, orientados por um roteiro, explicaram como o som se propagava no interior dos tubos. A atividade, então, possibilitou a aplicação de conceitos físicos sobre ondas e acústica na compreensão da propagação do som em tubos sonoros. Para isso, foram utilizados esses conceitos na compreensão de diferentes tubos sonoros, encontrados em no cotidiano, como instrumentos de sopro e até a própria laringe. Nessa pesquisa, foram analisados os resultados obtidos, fazendo uso de uma metodologia qualitativa. Por fim, a análise das respostas dos alunos sugere que a atividade contribuiu para a aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e para a superação dos obstáculos epistemológicos existentes sobre esse tema. |
| Palavras-chave: | Ressonância Tubos Sonoros Som Obstáculos Epistemológicos |
| CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11388 |
| Data do documento: | 2020 |
| Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CLAUDIA SANTOS DO NASCIMENTO VILAS BÔAS.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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