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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | BOAS, CLAUDIA SANTOS DO NASCIMENTO VILAS | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T18:27:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11388 | - |
dc.description.abstract | Essa tese apresenta os resultados de um projeto de doutorado, o qual teve como objetivo investigar como uma atividade com materiais concretos de baixo custo pode auxiliar no processo ensino aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e conduzir o aluno a superar os obstáculos à aprendizagem desse tema. Trata-se, portanto, de uma atividade de observação e análise do fenômeno de ressonância em tubos sonoros, tendo como base o tubo de Kundt. Destarte, os alunos analisaram a formação de ondas estacionárias em dois diferentes tubos fechados e, orientados por um roteiro, explicaram como o som se propagava no interior dos tubos. A atividade, então, possibilitou a aplicação de conceitos físicos sobre ondas e acústica na compreensão da propagação do som em tubos sonoros. Para isso, foram utilizados esses conceitos na compreensão de diferentes tubos sonoros, encontrados em no cotidiano, como instrumentos de sopro e até a própria laringe. Nessa pesquisa, foram analisados os resultados obtidos, fazendo uso de uma metodologia qualitativa. Por fim, a análise das respostas dos alunos sugere que a atividade contribuiu para a aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e para a superação dos obstáculos epistemológicos existentes sobre esse tema. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ressonância | pt_BR |
dc.subject | resonance | pt_BR |
dc.subject | tubos sonoros | pt_BR |
dc.subject | sound tubes | pt_BR |
dc.subject | som | pt_BR |
dc.subject | sound | pt_BR |
dc.subject | obstáculos epistemológicos | pt_BR |
dc.subject | epistemological obstacles | pt_BR |
dc.title | A epistemologia de bachelard e a aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros | pt_BR |
dc.title.alternative | Bachelard's epistemology and learning the concept of resonance in sound tubes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FILHO, MOACIR PEREIRA DE SOUZA | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9240823312105954 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FILHO, MOACIR PEREIRA DE SOUZA | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9240823312105954 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | DANIEL, GILMAR PRAXEDES | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253563786945699 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | GIBIN, GUSTAVO BIZARRIA | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4695253173194100 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | RABONI, PAULO CESAR DE ALMEIDA | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2245775482772701 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | GOBARA, SHIRLEY TAKECO | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/8915979671559379 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4882637500396094 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa tese apresenta os resultados de um projeto de doutorado, o qual teve como objetivo investigar como uma atividade com materiais concretos de baixo custo pode auxiliar no processo ensino aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e conduzir o aluno a superar os obstáculos à aprendizagem desse tema. Trata-se, portanto, de uma atividade de observação e análise do fenômeno de ressonância em tubos sonoros, tendo como base o tubo de Kundt. Destarte, os alunos analisaram a formação de ondas estacionárias em dois diferentes tubos fechados e, orientados por um roteiro, explicaram como o som se propagava no interior dos tubos. A atividade, então, possibilitou a aplicação de conceitos físicos sobre ondas e acústica na compreensão da propagação do som em tubos sonoros. Para isso, foram utilizados esses conceitos na compreensão de diferentes tubos sonoros, encontrados em no cotidiano, como instrumentos de sopro e até a própria laringe. Nessa pesquisa, foram analisados os resultados obtidos, fazendo uso de uma metodologia qualitativa. Por fim, a análise das respostas dos alunos sugere que a atividade contribuiu para a aprendizagem do conceito de ressonância em tubos sonoros e para a superação dos obstáculos epistemológicos existentes sobre esse tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INFI | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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