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Tipo: Dissertação
Título: Elaboração de Sequências Didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a Educação Ambiental e o Bioparque Pantanal
Autor(es): DOUGLAS HENRIQUE MELO ALENCAR
Primeiro orientador: Vera de Mattos Machado
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo oferecer uma formação continuada em Educação Ambiental e Espaços Não-Formais de Ensino, com foco na construção de sequências didáticas, dos anos finais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), de diversas áreas do conhecimento. A proposta surgiu a partir de uma inquietação do autor, como professor do Bioparque Pantanal, em relação ao aproveitamento dos visitantes, professores e estudantes na construção de conhecimentos durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande (MS), é um empreendimento turístico que dispõe de 33 aquários que exibem a ictiofauna e os biomas regionais e mundiais, além de laboratórios de inovação, museu interativo e áreas para observação de avifauna. Atualmente, as escolas recebem um atendimento especial durante a semana. A formação continuada abordou temas como Educação Ambiental, interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não-formais de ensino. As sequências didáticas desenvolvidas ao final da formação visam sistematizar e ordenar as ações propostas pelos professores de forma interdisciplinar. Elas foram sugeridas às escolas que visitam o Bioparque, com o intuito de potencializar as visitas e conectá-las aos currículos escolares e ao cotidiano dos visitantes. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, baseada nas macrotendências político-pedagógicas de Philippe Layrargues.
Abstract: This research aimed to provide continuing education in Environmental Education and Non-Formal Learning Spaces, focusing on the development of teaching sequences for 22 middle school teachers from the State Education Network of Mato Grosso do Sul (REE/MS), representing various areas of knowledge. The proposal arose from the researcher’s concern, as an educator at the Bioparque Pantanal, about how visitors, teachers, and students engage in knowledge construction during pedagogical visits. The Bioparque Pantanal, located in Campo Grande, MS, is a tourist complex featuring 33 aquariums showcasing regional and global ichthyofauna and biomes, innovation laboratories, an interactive museum, and birdwatching areas. Currently, schools receive special attention during the week. The continuing education program covered topics such as Environmental Education, interdisciplinarity, the Bioparque Pantanal, Teaching Sequences, and non-formal learning spaces. The teaching sequences developed at the end of the program aim to organize and systematize the actions proposed by the teachers in an interdisciplinary manner. These sequences were suggested to schools visiting the Bioparque, seeking to enhance the visits by linking them to classroom curricula and the daily lives of the visitors. This research is qualitative in nature, with content analysis based on the political-pedagogical macro-trends of Philippe Layrargues.
Palavras-chave: Formação Continuada de professores
Educação Ambiental
Espaço não-formal
Aquários
Centros de ciência
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9588
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências



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