Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9588
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dc.creatorDOUGLAS HENRIQUE MELO ALENCAR-
dc.date.accessioned2024-10-15T21:40:20Z-
dc.date.available2024-10-15T21:40:20Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9588-
dc.description.abstractThis research aimed to provide continuing education in Environmental Education and Non-Formal Learning Spaces, focusing on the development of teaching sequences for 22 middle school teachers from the State Education Network of Mato Grosso do Sul (REE/MS), representing various areas of knowledge. The proposal arose from the researcher’s concern, as an educator at the Bioparque Pantanal, about how visitors, teachers, and students engage in knowledge construction during pedagogical visits. The Bioparque Pantanal, located in Campo Grande, MS, is a tourist complex featuring 33 aquariums showcasing regional and global ichthyofauna and biomes, innovation laboratories, an interactive museum, and birdwatching areas. Currently, schools receive special attention during the week. The continuing education program covered topics such as Environmental Education, interdisciplinarity, the Bioparque Pantanal, Teaching Sequences, and non-formal learning spaces. The teaching sequences developed at the end of the program aim to organize and systematize the actions proposed by the teachers in an interdisciplinary manner. These sequences were suggested to schools visiting the Bioparque, seeking to enhance the visits by linking them to classroom curricula and the daily lives of the visitors. This research is qualitative in nature, with content analysis based on the political-pedagogical macro-trends of Philippe Layrargues.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuada de professores-
dc.subjectEducação Ambiental-
dc.subjectEspaço não-formal-
dc.subjectAquários-
dc.subjectCentros de ciência-
dc.titleElaboração de Sequências Didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a Educação Ambiental e o Bioparque Pantanalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vera de Mattos Machado-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo oferecer uma formação continuada em Educação Ambiental e Espaços Não-Formais de Ensino, com foco na construção de sequências didáticas, dos anos finais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), de diversas áreas do conhecimento. A proposta surgiu a partir de uma inquietação do autor, como professor do Bioparque Pantanal, em relação ao aproveitamento dos visitantes, professores e estudantes na construção de conhecimentos durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande (MS), é um empreendimento turístico que dispõe de 33 aquários que exibem a ictiofauna e os biomas regionais e mundiais, além de laboratórios de inovação, museu interativo e áreas para observação de avifauna. Atualmente, as escolas recebem um atendimento especial durante a semana. A formação continuada abordou temas como Educação Ambiental, interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não-formais de ensino. As sequências didáticas desenvolvidas ao final da formação visam sistematizar e ordenar as ações propostas pelos professores de forma interdisciplinar. Elas foram sugeridas às escolas que visitam o Bioparque, com o intuito de potencializar as visitas e conectá-las aos currículos escolares e ao cotidiano dos visitantes. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, baseada nas macrotendências político-pedagógicas de Philippe Layrargues.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências



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