Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/791
Tipo: Dissertação
Título: Teleprofessor: agente da tecnologia na Educação a distância
Autor(es): Bueno, Maysa de Oliveira Brum
Primeiro orientador: Zanon, Ângela Maria
Abstract: Esta dissertação analisou o perfil do professor na Educação a Distância (EaD), sua formação e a metodologia utilizada, dos professores da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Por meio de uma análise qualitativa, definiu-se a coleta de dados através de entrevistas realizadas com sete professores das duas instituições, durante o ano de 2004. A técnica utilizada foi a Análise de Discurso Crítica (ADC), que fez a relação entre o discurso e a prática dos sujeitos colaboradores. Esta pesquisa vem contribuir com as discussões e pesquisas já existentes sobre o papel do professor de EaD. Entendemos que todo conhecimento é provisório e passível de ser revisto ou complementado. Baseados nessa experiência, concluímos que a formação do professor para EaD é necessária e urgente.
This dissertation has analyzed the profile of the teacher of distance education, the formation, and the methodology used, of the teachers of Universidade para o Desenvolvimento do estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). We opted to use the qualitative analyses to collect datum using the interviews realized with seven teachers of these two institutions, during the year of 2004. We used the Critical Discourse Analysis which made the relation between the discourse and practice of the subjects. This research contributed with the existing researches and discussions that already exist about the role of the teacher in distance education. We understand that all knowledge is provisory and subject to revision and complementation. Based on our experience, we conclude that the formation of the teacher to distance education is needed and urgent.
Palavras-chave: Formação de Professores
Educação a Distância
Aperfeiçoamento de Professores
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/791
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maysa de Oliveira Brum Bueno.pdf278,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.