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Tipo: Dissertação
Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autor(es): KEISSY CARLA OLIVEIRA MARTINS
Primeiro orientador: Maria Ines de Affonseca Jardim
Resumo: A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar a relação entre as práticas pedagógicas relacionadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação discutidas no curso de licenciatura em Física e as utilizadas por professores de Física de escolas de Campo Grande, egressos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Com autorização do Instituto de Física e da Secretaria de Educação do Estado de MS, aprovação no Comitê de Ética, contatamos os docentes por meio de aplicativo de mensagens, e estes realizaram o preenchimento do termo de aceite da pesquisa. Quanto à formação de professores, apoiamo-nos na descrição de Tardif (2014) sobre os saberes docentes. O percurso metodológico foi desenvolvido em três fases: (i) levantamento de perfil dos professores de Física egressos da UFMS que ministram aulas na rede estadual, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário online; (ii) estudo do currículo formal de formação de professores de Física da UFMS a partir das estruturas do curso e ementas das disciplinas; (iii) investigação, a partir de entrevistas semiestruturadas, sobre como as tecnologias foram discutidas no curso de formação inicial e como são utilizadas pelos professores em sala de aula, o currículo real. Os dados obtidos por meio dos questionários e das estruturas curriculares foram analisados por meio de estatística descritiva. As falas transcritas das entrevistas foram analisadas utilizando-se como referência a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin. A análise das estruturas curriculares do curso de licenciatura em Física da UFMS mostrou que a presença de disciplinas obrigatórias em que são discutidas as tecnologias foi escassa no decorrer dos anos e que houve uma expansão a partir de 2018. A análise das entrevistas relacionadas às estruturas curriculares mostrou que os docentes desenvolvem práticas pedagógicas utilizando as TDIC disponíveis no espaço escolar, mas que essa utilização ainda está marcada, predominantemente, por ações de exposição, característica que também marca as ações desenvolvidas na formação inicial. Uma parcela significativa dos docentes traz em suas falas dificuldades de uso das tecnologias relacionadas à insuficiência ou indisponibilidade de recursos no espaço escolar. Apontamos a necessidade de mudanças na forma como são desenvolvidas as ações relacionadas às tecnologias no curso de formação de professores.
Abstract: This qualitative research investigated the relationship between the pedagogical practices related to Digital Information and Communication Technologies discussed in the initial training of Physics teachers and those used by Physics teachers from schools in Campo Grande graduated from the Federal University from Mato Grosso do Sul. With authorization from the Institute of Physics and the Department of Education of the State of MS, approval by the Ethics Committee, we contacted the professors through an instant messaging app, and they completed the research acceptance term. We use Tardif's teacher's knowledge to understand teachers' training. The methodological course was developed in three phases: (i) Physics teacher profile identification using online form.; (ii) Formal Curriculum analysis of the UFMS Physics Teacher Training Course by verifying the course structure and subject content; (iii) semi-structured interviews with teachers about the DICT presence during their training and in their teaching practice. The questionnaire's answers and the formal curriculum were analyzed using descriptive statistics. The transcripts of the interviews were analyzed using Bardin's Categorical Content Analysis. The analysis of the formal curriculum of the initial training of Physics teachers of UFMS showed a lack of mandatory subjects in which technologies are discussed before 2018, when the number of these subjects increased. The analysis of the interviews related to the formal curriculum showed that teachers develop pedagogical practices using DICT available in the school space, however, the use is mostly for exposure actions, an attribute that also marks the actions developed during their initial training. A significant portion of teachers mention difficulties in using technologies due to a lack of resources in the classroom. We highlighted the need for changes in the way actions related to technologies are developed in the teacher training course.
Palavras-chave: tecnologias digitais, formação de professores, formação inicial.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5567
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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