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Tipo: Dissertação
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA PÓLO PÍLAD REBUÁ, MIRANDA/MS
Autor(es): SILARA FONSECA
Primeiro orientador: Suzete Rosana de Castro Wiziack
Resumo: Reconhecendo as lacunas presentes no ensino de ciências desenvolvido no âmbito da Educação Escolar Indígena e acreditando que uma escola localizada em terras indígenas não é apenas um ambiente alfabetizador que utiliza conteúdos gerais presentes no currículo nacional, neste trabalho procuramos compreender o olhar de professores de ciências das séries iniciais da Escola Municipal Indígena Pólo Pílad Rebuá, Miranda/MS, sobre o tema Alimentação Saudável na perspectiva de uma educação diferenciada conforme preconiza a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as diversas normas e orientações curriculares disponíveis para as escolas indígenas do Brasil e o que diz a comunidade local na voz de alguns de seus anciãos. A reflexão sobre o ensino de ciências, que resgata uma alimentação natural, saudável culturalmente rica, se desdobra no objetivo prático da construção de uma Sequência Didática sobre alimentação natural a ser utilizada no Ensino de Ciências de uma escola indígena Terena, no município de Miranda/MS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que envolveu levantamento bibliográfico e aplicação de questionário e entrevistas, que contou com participação de professores indígenas da escola e cinco anciões da comunidade. Os dados empíricos obtidos foram analisados por meio de Análise de Conteúdo, conforme o aporte teórico de Laurence Bardin (2016). Os resultados obtidos apresentaram a relevância do tema e evidenciam a carência de uma formação sobre ciências para professores da escola indígena e a falta de materiais didáticos que possam subsidiar esses docentes. Através das entrevistas com os anciões foi possível refletir sobre as mudanças culturais e os riscos presentes na ressignificação na cultura e construção da identidade do povo Terena. Dentro deste contexto, as reflexões na comunidade escolar sobre a valorização e revitalização da cultura alimentar se fazem sempre presente, pois as mesmas incidem em diversos aspectos da vida na aldeia.
Abstract: Véxoa enó’iyeako konokóvoti kó’oyene yane xoko ihíkauvoti iháxoneti siensia apêti yane xoko íhikaxovoku kopénoti itea, kutípokono ne ihíkaxovokuti koeku óvea xoko poke’exa kopénotihiko ákoyea itúkapu póhutine itúkeovo ihíkaxoti ihíkaxovoti yúhoikea yoko yutóxea, poehayeane hóko ne páhoenokono íhikaxea ukeâti isóneukehiko ne purutuyehiko itukoâti ne hó’e ne ihíkaxovokutihiko motovâti kutikokó kó’iyea hó’e ne heu koeti ihíkaxovokuti, enepora itukéti vopósikoa véxea kíxoaku no’ixea ihíkaxotihiko siensia ya xapa inúxotihiko íhikaxovo yara íhikaxovoku kopénoti Pilad Rebuá, Miranda – MS, enepora iháxoneti nikokónoti mbiu koeti, kónoko aúkopeovo níkeokono motovâti xuná’iyea mûyo ne xâne, koane kónoko ápeyea kanáutike ra ihíkauvoti mikúkoti kixóvoku kopénoti kuteâti koêku yûho ya xoko Constituição Brasileira 1988, ya xoko Lêi ítuke Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, êno ómonehiko ra Lêi motovâti hókeahiko ra íhikaxovokuhiko ítuke kopénothiko yara Brasil énonemaka koe yûho ra viyénoxapa xoko yûhohiko ra úsotinehiko xâne. Enepora isonêuti xokóyo ra ihíkaxovoti siensia, koyúkopati ra nikokónoti motovâti níkea ûti kuteâti kíxokuhiko níkea ne viyénoxapa mêku, énone itukóvo hó’e ihíkaxovokuti motovâti ko’ítukeyea xapa ihíkaxovoti enepora isnêuti xoko yo ra ihíkauvoti ítuke siensia íhikaxovokuke kopénotiho Têrenoe íhae Miranda MS. Mihe’ó kôe ra indúkovoke, kamokénotimo isóneu xâne itea, ombosíkoamaka xoko lívuruhiko, koane induko kestionario, émbemoikoa ne ihíkaxotihiko yoko singú koeti xâne úsotinehiko íhae ra vóvoku. Enepone isonêutihiko vêho aínovohiko kalísoti komómoyeovo ukeâti xoko isóneu Laurence Badin(2016). Hinókokuke ra pesquisa êno póreu xúnatinoe isonêuti motovâti kóxunakeokono ra temana koane urapu’í koe kónokeovo íhikaxeovo ne ihíkaxoti motovâti éxea ne íhikau xokoyo ne ihíkauvoti iháxoneti siensia, yane ínamo omotóva ko’ítukeyea xoko íhikaxovoku kopénoti, koane kónokovo lívuru hó’e ne ihíkaxotihiko motovâti íhikaxea ne siensia xapa ihíkaxovoti. Koeku kámokenoyea ûti ne úsotihiko xâne vitúkinoe visóneu ra ípokeovone koeku kixóvoku ûti koane koémaiyea koeku símeovine, vo’oku kotóhineone kixóvoku vitúkeovo uti kopénoti terena enepora koeku ípokeovone ra mêum. Kúveuke ra isonêuti ngúxoa xoko ihíkaxovokuti motovâti kóxunakea yoko kóyukopea ra vitúkeovo xoko nika ûti koati nokóneti, vo’oku kónokovo motovâti kóxunakeovi yara xoko vóvoku audeya.
Palavras-chave: ensino de ciências, educa''cão indigena
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4416
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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