Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4349
Tipo: Dissertação
Título: ABELHAS E SUAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS COMO TEMAS GERADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RURAL DE CAMPO GRANDE/MS
Autor(es): Lauriane Magalhães da Costa
Primeiro orientador: Angela Maria Zanon
Resumo: A pesquisa tem como um dos seus objetivos proporcionar aos estudantes informações que ampliem o conhecimento sobre os insetos e o Bioma Cerrado para que assim formem um pensamento crítico sobre a importância de associar as abelhas e outros seres vivos necessários ao equilíbrio dos ecossistemas. Participaram da pesquisa estudantes de turmas do sexto ao oitavo ano, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, localizada na zona rural de Campo Grande/MS. Devido à pandemia do novo coronavírus - SARS-CoV-2 e a necessidade de aulas remotas a metodologia precisou ser alterada e adaptações surgiram para atender essa nova realidade. Optou-se para o uso de um aplicativo de mensagens instantâneas de linguagem informal muito utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias, o WhatsApp, e a Plataforma online Google Classroom para as aulas online. A sequência de aulas consistiu em atividades, voltadas ao conteúdo de Ciências que trata dos Insetos, incluindo sua importância ecológica, morfologia e classificação. Essa temática também foi utilizada na produção do aplicativo educacional para celular e computador, o BeeApp, aplicativo especialmente desenvolvido para a pesquisa. No presente projeto, a pesquisa foi realizada a partir de temas geradores, na concepção educacional freireana. O processo metodológico utilizado correspondeu à abordagem qualitativa, onde as atividades desenvolvidas foram aulas práticas e teóricas de forma remota sobre insetos encontrados no Cerrado e importância ecológica dos mesmos para o meio ambiente. Além da aplicação de questionários, coleta, classificação dos insetos e construção de caixa entomológica. Por meio do processo investigativo, constatou-se que durante o desenvolvimento das atividades foi construída uma relação de valorização e de confiança estabelecendo um vínculo significativo no processo de construção de conhecimento entre os participantes. Dessa forma, percebeu-se que a construção do conhecimento científico na área da Educação Ambiental pode ocorrer de maneira mais interessante e significativa dentro ou fora da sala, em ambiente urbano ou rural por meio de elementos didáticos-pedagógicos como vídeos, áudios, mensagens de textos, imagens e aplicativo educacional. Conclui-se ainda que, mais estudos são necessários sobre o uso de metodologias inovadoras em escolas públicas, bem como, sobre a capacitação de profissionais da educação na área tecnológica e investimentos por parte do poder público em recursos didáticos que se baseiam na tecnologia.
Abstract: The research has as one of its objectives to provide students with information that expands their knowledge about insects and the Cerrado Biome so that they can form critical thinking about the importance of associating bees and other living beings necessary for the balance of ecosystems. Participants in this research were students from sixth to eighth grade, elementary school classes from the Darthesy Novaes Caminha Municipal School, located in the rural area of Campo Grande/MS. Due to the pandemic of the new coronavirus - SARS-CoV-2 and the need for remote classes, the methodology had to be changed and adaptations emerged to meet this new reality. We opted for the use of an instant messaging application, WhatsApp, an informal language widely used by people of different age groups, and the online platform Google Classroom for the online classes. The sequence of classes consisted of activities focused on the science content that deals with insects, including their ecological importance, morphology, and classification. This theme was also used in the production of the BeeApp educational application for cell phones and computers,an application specially developed for the research. In the present project, the research was carried out based on generating themes, in the Freirian educational conception. The methodological process used corresponded to the qualitative approach, where the activities developed were remote practical and theoretical classes about insects found in the Cerrado and their ecological importance for the environment. In addition to the application of questionnaires, collection, classification of insects, and construction of an entomological box. Through the investigative process, it was found that during the development of the activities a relationship of appreciation and trust was built, establishing a significant link in the process of building knowledge among the participants. Thus, it was noticed that the construction of scientific knowledge in the area of Environmental Education can occur in a more interesting and significant way inside or outside the classroom, in urban or rural environments by means of didactic-pedagogical elements such as videos, audios, text messages, images, and educational applications. It is also concluded that more studies are needed on the use of innovative methodologies in public schools, as well as on the training of education professionals in the technological area and investments by the government in didactic resources based on technology.
Palavras-chave: ensino de ciências
relações ecológicas
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4349
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Lauriane_02_2022.pdf9,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.