Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4219
Tipo: Tese
Título: TRANSLINGUAGEM E PROCESSOS DE CO-CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS COM ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): Nelson Dias
Primeiro orientador: Alexandra Ayach Anache
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi construir ações pedagógicas no ensino de ciências com estudantes surdos na perspectiva da translinguagem. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública na cidade de Ponta Porã-MS. O percurso metodológico baseia-se na perspectiva da pesquisa colaborativa. Foram realizadas reuniões para elaboração de planejamento, em conjunto com os professores e em articulação com o intérprete de Libras. Os instrumentos utilizados para registro foram, diário de bordo, fotografias e gravação de vídeos, sendo a pesquisa aprovada pelo comitê de ética da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa dois professores de ciências, dois estudantes surdos e um intérprete. A investigação ocorreu durante 3 bimestres escolares do calendário letivo da escola. Elaboramos categorias de análises que se relacionam com o referencial teórico da translinguagem com aproximações da teoria histórico-cultural. Após elaboração das ações, organizamos as intervenções em 9 cenários, cada um deles envolviam duas aulas planejadas na perspectiva translíngue com o foco no repertório linguístico dos estudantes surdos. Os resultados demostraram que valorizar os repertórios existentes e emergentes dos estudantes na relação, ampliam suas possibilidades comunicacionais, aquisição de conhecimento, interação entre seus pares, protagonismo e mudança de postura docente. A partir dos resultados da pesquisa, construímos uma proposta de pedagogia translíngue no processo educacional desses estudantes, buscando formas justas nas elaborações das ações pedagógicas, onde os repertórios desse grupo sejam validados nas práticas educacionais.
Abstract: The objective of this research was to build pedagogical actions in science teaching with deaf students from the perspective of translanguaging. The work was developed in a public school in the city of Ponta Porã-MS. The methodological path is based on the perspective of collaborative research. Meetings were held to prepare the planning, together with the teachers and in conjunction with the Libras interpreter. The instruments used for recording were a logbook, photographs and video recording, and the research was approved by the ethics committee of the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Two science teachers, two deaf students and an interpreter participated in the research. The investigation took place during 3 school semesters of the school's academic calendar. We elaborated categories of analysis that relate to the theoretical framework of translanguaging with approaches to cultural-historical theory. After elaborating the actions, we organized the interventions in 9 scenarios, each of them involving two classes planned in a translingual perspective with a focus on the linguistic repertoire of deaf students. The results showed that valuing the existing and emerging repertoires of students in the relationship expands their communication possibilities, knowledge acquisition, interaction between their peers, protagonism and change in teaching posture. Based on the research results, we built a proposal for translingual pedagogy in the educational process of these students, seeking fair ways in the elaboration of pedagogical actions, where the repertoires of this group are validated in educational practices.
Palavras-chave: ações pedagógicas
planejamento
pesquisa colaborativa
inclusão. educação básica. .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4219
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE NELSON - REVISADA versão final.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.