Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3154
Tipo: Dissertação
Título: Narrar a morte: um estudo de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Fim
Autor(es): Sellin, Kátia Cristina Pelegrino
Primeiro orientador: Bulhões, Ricardo Magalhães
Abstract: Na tentativa de ir além da reflexão acerca do diálogo que o romance Fim (2013), texto da autora carioca Fernanda Torres, estabelece com o clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, este trabalho de pesquisa problematiza uma discussão em torno da temática da morte e da questão narratológica, com ênfase na focalização, categoria crucial para a teoria da narrativa. Definindo-se como a representação da informação diegética à disposição de um determinado campo de consciência, seja um narrador-personagem ou um narrador em “terceira pessoa”, a focalização não somente diz respeito à quantidade da informação narrativa, mas abrange aspectos afetivos, pois traduz posições psicológicas, éticas e ideológicas da instância responsável pelo narrar. A proposta deste trabalho de pesquisa surgiu, inicialmente, de uma questão fundamental: quem são os novos ficcionistas no cenário literário brasileiro do século XXI e com que temáticas e estilos dialogam? Diante disso, cabe-nos investigar como se realiza o diálogo entre os textos, apontando as confluências entre cânone e ficção contemporânea, diante da teoria de Harold Bloom. Verificaremos o ponto forte narratológico sob a perspectiva de Gérard Genette e, por fim, discorreremos sobre a representação das questões existenciais, tendo como ponto de partida, corpus principal, os romances de Machado de Assis e de Fernanda Torres.
In an attempt to go beyond the reflection on the dialogue that the novel The End (2013), text written by the carioca author Fernanda Torres, established with the classic The Posthumous Memoirs of Bras Cubas (1881), by Machado de Assis, this research discusses about the death and the question on the notion of the narrative focus, which is a crucial category to the theory of narrative. Being defined as the representation of diegetic information available to a particular field of consciousness, as a narratorcharacter or a narrator in "third person", don’t focusing only refers to the amount of narrative information, but includes emotional aspects, as translates psychological, ethical and ideological positions of the body responsible for narrate. The purpose of this research work came initially from a fundamental question: who are the new fiction writers in the Brazilian literary scene of the XXI century and what do the themes and styles dialogue? Therefore, it behooves us to investigate how does the dialogue between the texts, pointing out the confluences between canon and contemporary fiction, in front of Harold Bloom's theory. We will verify the strong narratological point from the perspective of Gérard Genette, and finally we will discuss the representation of existential questions, taking as a starting point, main corpus, the Machado de Assis’ novel and the Fernanda Torres’ novel.
Palavras-chave: Narrativa (Retórica)
Morte na Literatura
Literatura Comparada
Escritores Brasileiros
Authors, Brazilian
Narration (Rhetoric)
Death in Literature
Literature, Comparative
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3154
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrar a morte um estudo de.pdf875,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.