Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSellin, Kátia Cristina Pelegrino-
dc.date.accessioned2017-07-12T15:15:58Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3154-
dc.description.abstractNa tentativa de ir além da reflexão acerca do diálogo que o romance Fim (2013), texto da autora carioca Fernanda Torres, estabelece com o clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, este trabalho de pesquisa problematiza uma discussão em torno da temática da morte e da questão narratológica, com ênfase na focalização, categoria crucial para a teoria da narrativa. Definindo-se como a representação da informação diegética à disposição de um determinado campo de consciência, seja um narrador-personagem ou um narrador em “terceira pessoa”, a focalização não somente diz respeito à quantidade da informação narrativa, mas abrange aspectos afetivos, pois traduz posições psicológicas, éticas e ideológicas da instância responsável pelo narrar. A proposta deste trabalho de pesquisa surgiu, inicialmente, de uma questão fundamental: quem são os novos ficcionistas no cenário literário brasileiro do século XXI e com que temáticas e estilos dialogam? Diante disso, cabe-nos investigar como se realiza o diálogo entre os textos, apontando as confluências entre cânone e ficção contemporânea, diante da teoria de Harold Bloom. Verificaremos o ponto forte narratológico sob a perspectiva de Gérard Genette e, por fim, discorreremos sobre a representação das questões existenciais, tendo como ponto de partida, corpus principal, os romances de Machado de Assis e de Fernanda Torres.pt_BR
dc.description.abstractIn an attempt to go beyond the reflection on the dialogue that the novel The End (2013), text written by the carioca author Fernanda Torres, established with the classic The Posthumous Memoirs of Bras Cubas (1881), by Machado de Assis, this research discusses about the death and the question on the notion of the narrative focus, which is a crucial category to the theory of narrative. Being defined as the representation of diegetic information available to a particular field of consciousness, as a narratorcharacter or a narrator in "third person", don’t focusing only refers to the amount of narrative information, but includes emotional aspects, as translates psychological, ethical and ideological positions of the body responsible for narrate. The purpose of this research work came initially from a fundamental question: who are the new fiction writers in the Brazilian literary scene of the XXI century and what do the themes and styles dialogue? Therefore, it behooves us to investigate how does the dialogue between the texts, pointing out the confluences between canon and contemporary fiction, in front of Harold Bloom's theory. We will verify the strong narratological point from the perspective of Gérard Genette, and finally we will discuss the representation of existential questions, taking as a starting point, main corpus, the Machado de Assis’ novel and the Fernanda Torres’ novel.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectMorte na Literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.subjectEscritores Brasileirospt_BR
dc.subjectAuthors, Brazilianpt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectDeath in Literaturept_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.titleNarrar a morte: um estudo de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Fimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bulhões, Ricardo Magalhães-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrar a morte um estudo de.pdf875,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.