Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1615
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização de dispositivos experimentais para ensinar ondas |
Título(s) alternativo(s): | The use of experimental devices to teach waves |
Autor(es): | Errobidart, Hudson Azevedo |
Primeiro orientador: | Gobara, Shirley Takeco |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida teve por objetivo propor e testar uma metodologia de ensino baseada na utilização de atividades experimentais demonstrativas como forma de contextualizar o ensino de ondas sonoras e contribuir significativamente para o aprendizado. Considerando que a dificuldade para a utilização de atividades experimentais demonstrativas está relacionada à falta de materiais de apoio e orientações que permitam ao professor de ciências, em especial o de Física, utilizar esse tipo de metodologia em suas aulas, elaboramos e construímos dois dispositivos experimentais, com materiais de baixo custo desenvolvendo orientações para sua utilização em atividades demonstrativas dentro da sala de aula, adotando como referencial a teoria de Davi P. Ausubel. Trata-se de um estudo quantitativo – qualitativo. O estudo quantitativo utilizou como instrumento de coleta de dados com pré-teste e pós-teste, aplicados em grupos de controle e experimental, no qual se realizou um estudo estatístico das distribuições amostrais com T de Student. A parte qualitativa buscou analisar as respostas elaboradas pelos estudantes do grupo experimental nos roteiros utilizados e categorias de análise. Os resultados obtidos indicam um ganho significativo a favor do grupo no qual se desenvolveu a atividade experimental demonstrativa. |
Abstract: | The developed research intended to propose and test a methodology of teaching based on the use of demonstrative experimental activities as a way to contextualize the teaching of sound waves and contribute significantly to the learning of the concepts related to this subject. It has been observed that the main difficulty of using demonstrative experimental activities in school environment is related to the lack of support materials and orientations that allow science teachers, specially Physics teachers, use this kind of methodology in class. Taken into account this remark, we elaborated and constructed, based on the Significative Learning Theory by David P. Ausubel, two experimental dispositives, with cheap materials associated with orientations for their utilization in demonstrative activities in class. Our work made use of a quantitative-qualitative approach. The quantitative part of our study made use of pretests and posttests, applied to control and experimental groups, as instruments of gathering data which were later submitted to a statistical study. The qualitative part intended to analyze the answers elaborated by the experimental group of students and is based in the categorical analysis technique. The obtained results indicate a significative knowledge acquisition in favor of the group which developed demonstrative experimental activity as compared with the control group. |
Palavras-chave: | Atividade Demonstrativa Teoria de Ausubel Ondas Sonoras |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1615 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hudson Azevedo Errobidart.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.