Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11419
Tipo: Dissertação
Título: Construção de valores socioambientais a partir dos quadrinhos: uma proposta de educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Construction of socio-environmental values ​​from comics: an environmental education proposal
Autor(es): GOMES, EDGAR DOS SANTOS
Primeiro orientador: BROCH, SYNARA APARECIDA OLENDZKI
Primeiro membro da banca: BROCH, SYNARA APARECIDA OLENDZKI
Segundo membro da banca: WIZIACK, SUZETE ROSANA DE CASTRO
Terceiro membro da banca: SOUZA, MARIA APARECIDA DE
Quarto membro da banca: ZANON, ANGELA MARIA
Resumo: Este trabalho apresenta uma alternativa para a integração da Educação Ambiental no âmbito escolar. Muitos são os obstáculos apresentados para que se possa, de fato, construir um pensamento socioambiental com os educandos. Desta maneira, esta pesquisa produziu uma história em quadrinhos para auxiliar neste processo de Educação Ambiental, porém, sem abrir mão do referencial curricular de Ciências do município de Campo Grande - MS. O objetivo principal do instrumento pedagógico que foi desenvolvido, é dar o passo inicial para que os alunos possam desenvolver um pensamento reflexivo sobre possíveis problemas ambientais com os quais possam se deparar no futuro. O referencial metodológico utilizado para a produção do material e construção do pensamento socioambiental, foi a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A partir de observações realizadas em um córrego e um rio da cidade e de um levantamento das ideias prévias dos discentes do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Prof.ª Marina Couto Fortes, criou-se o roteiro e os personagens dos quadrinhos. Após a leitura da história com os alunos, duas atividades foram solicitadas para verificar se houve de fato uma construção socioambiental com os participantes da pesquisa: um questionário e uma atividade colaborativa. Notou-se uma alteração considerável nas ideias âncoras dos estudantes, caminhando para o que é interessante no campo ambiental. Importa ressaltar, porém, que o processo de Educação Socioambiental é longo e contínuo e o que foi realizado serve para apresentar uma alternativa para facilitar este processo. Neste caso, o material se mostrou relevante para a inserção dessa temática no contexto escolar.
Abstract: This paper presents an alternative for the integration of Environmental Education in the school context. There are many obstacles presented so that one can, in fact, construct socioenvironmental thinking with students. In this way, this research produced a comic book to assist in this process of Environmental Education, however, without giving up the Science curricular referential of the city of Campo Grande - MS. The main objective of the pedagogical instrument that has been developed is to take the initial step so that the students can develop a reflective thought about possible environmental problems that they may encounter in the future. The methodological framework used for the production of the material and construction of socioenvironmental thinking was David Ausubel's theory of meaningful learning. Based on observations made in a stream and a river of the city and a survey of the previous ideas of the students of the 6th grade of elementary school, the Municipal School Prof.ª Marina Couto Fortes was created the script and the characters of the comics. After reading the history with the students, two activities were requested to verify if there was in fact a socio-environmental construction with the participants of the research: a questionnaire and a collaborative activity. There has been a considerable change in students' anchoring ideas, moving to what is interesting in the environmental field. It should be noted, however, that the Socio-environmental Education process is long and continuous and what was done serves to present an alternative to facilitate this process. In this case, the material was relevant for the insertion of this theme in the school context.
Palavras-chave: aprendizagem significativa
meaningful learning
educação ambiental
environmental education
história em quadrinhos
comics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11419
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDGAR DOS SANTOS GOMES .pdf8,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons