Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11409
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores de ciências: elaboração de sequência didática utilizando o acervo de zoologia de vertebrados de um museu |
Título(s) alternativo(s): | Training of science teachers: elaboration of a didactic sequence using the vertebrate zoology collection of a museum |
Autor(es): | BRANDAO, BRUNA FERREIRA DE JESUS |
Primeiro orientador: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Primeiro membro da banca: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Segundo membro da banca: | ZANON, ANGELA MARIA |
Terceiro membro da banca: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Quarto membro da banca: | TARTAROTTI, ESTER |
Quinto membro da banca: | MARQUES, MIRIAN XAVIER |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da formação continuada colaborativa, voltada para elaboração de Sequências Didáticas sobre Zoologia de Vertebrados, utilizando o acervo do MCDB, para o ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico, emprego de questionário, encontros de formação docente e elaboração de cinco Sequências Didáticas. Juntos, sujeitos da pesquisa e pesquisadoras, de forma Colaborativa, elaboraram a referidas SD. Os dados serão analisados por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). O referencial teórico estudado até o momento foi: Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático, Sequencia Didática, Currículo de Ciências no Ensino Fundamental e Ensino de Ciências. O produto final desta pesquisa é uma Sequência Didática sobre Formação de Professores de Ciências, para elaboração de Sequências Didáticas sobre Zoologia de Vertebrados, utilizando o acervo do Museu da Cultura Dom Bosco, situado em Campo Grande-MS. A partir dos resultados apresentados, atestamos que a SD elaborada no presente estudo, pode contribuir com a formação dos professores participantes e para que eles pensassem sobre a utilização de espaços não formais de Educação, como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências. |
Abstract: | The present research aimed to analyze the contributions of continuing collaborative training aimed at elaboration of Didactic Sequences on Zoology of Vertebrates, using the MCDB, for teaching science in the final years of teaching Essential. Trace a qualitative research involving bibliographical survey, questionnaire, job meetings for teacher training and preparation of five Didactic Sequences. Together, research subjects and researchers, collaboratively, drafted the referred to SD. Data will be analyzed through content Analysis (BARDIN, 1977). The theoretical references studied so far has been: Didactic Transposition, anthropological theory of Teaching, Didactic Sequence, science curriculum in middle school and science education. The final product of this research is a Didactic Sequence on training of science teachers, for elaboration of Didactic Sequences on Zoology of Vertebrates, using the Dom Bosco culture Museum, situated in Campo Grande-MS. From the results presented, Osorio claimed that SD elaborated in the present study, can contribute to the training of teachers and for them to think about the use of non-formal education spaces, as an aid to the teaching process and science learning. |
Palavras-chave: | ensino de ciências science teaching espaços não formais non-formal spaces transposição do conhecimento knowledge transposition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11409 |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Ferreira de Jesus Brandão .pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons