Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Bruna Ferreira de Jesus-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:46:27Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11409-
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the contributions of continuing collaborative training aimed at elaboration of Didactic Sequences on Zoology of Vertebrates, using the MCDB, for teaching science in the final years of teaching Essential. Trace a qualitative research involving bibliographical survey, questionnaire, job meetings for teacher training and preparation of five Didactic Sequences. Together, research subjects and researchers, collaboratively, drafted the referred to SD. Data will be analyzed through content Analysis (BARDIN, 1977). The theoretical references studied so far has been: Didactic Transposition, anthropological theory of Teaching, Didactic Sequence, science curriculum in middle school and science education. The final product of this research is a Didactic Sequence on training of science teachers, for elaboration of Didactic Sequences on Zoology of Vertebrates, using the Dom Bosco culture Museum, situated in Campo Grande-MS. From the results presented, Osorio claimed that SD elaborated in the present study, can contribute to the training of teachers and for them to think about the use of non-formal education spaces, as an aid to the teaching process and science learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaços Não Formaispt_BR
dc.subjectTransposição do Conhecimentopt_BR
dc.titleFormação de professores de ciências: elaboração de sequência didática utilizando o acervo de zoologia de vertebrados de um museupt_BR
dc.title.alternativeTraining of science teachers: elaboration of a didactic sequence using the vertebrate zoology collection of a museumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Vera de Mattos-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da formação continuada colaborativa, voltada para elaboração de Sequências Didáticas sobre Zoologia de Vertebrados, utilizando o acervo do MCDB, para o ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico, emprego de questionário, encontros de formação docente e elaboração de cinco Sequências Didáticas. Juntos, sujeitos da pesquisa e pesquisadoras, de forma Colaborativa, elaboraram a referidas SD. Os dados serão analisados por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). O referencial teórico estudado até o momento foi: Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático, Sequencia Didática, Currículo de Ciências no Ensino Fundamental e Ensino de Ciências. O produto final desta pesquisa é uma Sequência Didática sobre Formação de Professores de Ciências, para elaboração de Sequências Didáticas sobre Zoologia de Vertebrados, utilizando o acervo do Museu da Cultura Dom Bosco, situado em Campo Grande-MS. A partir dos resultados apresentados, atestamos que a SD elaborada no presente estudo, pode contribuir com a formação dos professores participantes e para que eles pensassem sobre a utilização de espaços não formais de Educação, como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Ferreira de Jesus Brandão .pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons