Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11368
Tipo: | Dissertação |
Título: | Visão e suas anomalias: uma abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da óptica |
Título(s) alternativo(s): | Vision and its anomalies: an approach to the three pedagogical moments for teaching optics |
Autor(es): | BORGES, REGINALDO DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES |
Primeiro membro da banca: | CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES |
Segundo membro da banca: | QUEIROS, WELLINGTON PEREIRA DE |
Terceiro membro da banca: | CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES |
Quarto membro da banca: | PIRES, DARIO XAVIER |
Quinto membro da banca: | MONTEIRO, MARIA AMELIA |
Resumo: | Nas escolas, o estudo da óptica é trabalhado normalmente priorizando conteúdos de análises geométricas de fenômenos luminosos em uma linguagem técnica, prédeterminada por livros didáticos e/ou apostilas. Nesta perspectiva, o ensino não aborda aspectos sociais ligados à realidade do dia a dia do educando, necessários em seu aprendizado, e quando trabalhados, em sua maioria, são superficiais e descolados do mundo contemporâneo. Como proposta contextualizadora, esta pesquisa propõe a investigação do ensino da óptica em uma abordagem problematizadora e temática, inspirada na pedagogia libertadora de Paulo Freire, utilizando o encaminhamento metodológico dos Três Momentos Pedagógico associado às Dinâmicas de Grupo. A pesquisa é de natureza participante estruturada nos momentos pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), tendo o tema “Visão e suas anomalias” como abordagem de ensino dos conceitos da óptica, da visão e suas anomalias. Os conceitos científicos, bem como o estudo das deficiências visuais, são tratados no campo crítico-social-reflexivo, levantando aspectos políticos sociais de enfrentamento da realidade pelas populações desassistidas com a falta de profissionais oftalmologistas e de tratamento em unidades básicas de saúde. A pesquisa foi desenvolvida no período do contra turno escolar, contando com a adesão de um grupo de 15 educandos e oriundos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio e um educador da referida escola. Como resultado de pesquisa os participantes produzem uma carta de reivindicação dirigida aos órgãos e gestores públicos do estado e do município. |
Abstract: | In schools, the study of optics is usually done prioritizing contents of geometric analysis of luminous phenomena in a technical language, pre-determined by didactic books and / or handouts. In this perspective, teaching does not address social aspects related to the day-to-day reality of the learner, necessary in their learning, and when most of the work is superficial and detached from the contemporary world. As contextualizing proposal, this research proposes the investigation of optics teaching in a problematic and thematic approach, inspired by the liberating pedagogy of Paulo Freire, using the methodological guidance of the Three Pedagogical Moments associated with Group Dynamics. The research is of a participative nature structured in the pedagogical moments (Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge), having the theme "Vision and its anomalies" as a teaching approach of the concepts of optics, vision and its anomalies. The scientific concepts, as well as the study of visual deficiencies, are treated in the critical-social- reflexive field, raising social political aspects of coping with reality by the populations that are not treated with the lack of professional ophthalmologists and treatment in basic health units. The research was developed in the period of the school counter, with the participation of a group of 15 students from the first to the third year of high school and an educator of the school. As a result of the research the participants produce a letter of claim addressed to the state and municipal public bodies and managers. |
Palavras-chave: | óptica da visão optics of vision os três momentos pedagógicos the three pedagogical moments ensino de física teaching physics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11368 |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REGINALDO DE OLIVEIRA BORGES .pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons