Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBORGES, REGINALDO DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:20:56Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11368-
dc.description.abstractIn schools, the study of optics is usually done prioritizing contents of geometric analysis of luminous phenomena in a technical language, pre-determined by didactic books and / or handouts. In this perspective, teaching does not address social aspects related to the day-to-day reality of the learner, necessary in their learning, and when most of the work is superficial and detached from the contemporary world. As contextualizing proposal, this research proposes the investigation of optics teaching in a problematic and thematic approach, inspired by the liberating pedagogy of Paulo Freire, using the methodological guidance of the Three Pedagogical Moments associated with Group Dynamics. The research is of a participative nature structured in the pedagogical moments (Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge), having the theme "Vision and its anomalies" as a teaching approach of the concepts of optics, vision and its anomalies. The scientific concepts, as well as the study of visual deficiencies, are treated in the critical-social- reflexive field, raising social political aspects of coping with reality by the populations that are not treated with the lack of professional ophthalmologists and treatment in basic health units. The research was developed in the period of the school counter, with the participation of a group of 15 students from the first to the third year of high school and an educator of the school. As a result of the research the participants produce a letter of claim addressed to the state and municipal public bodies and managers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectóptica da visãopt_BR
dc.subjectoptics of visionpt_BR
dc.subjectos três momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectthe three pedagogical momentspt_BR
dc.subjectensino de físicapt_BR
dc.subjectteaching physicspt_BR
dc.titleVisão e suas anomalias: uma abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da ópticapt_BR
dc.title.alternativeVision and its anomalies: an approach to the three pedagogical moments for teaching opticspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613965385810622pt_BR
dc.contributor.referee1CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613965385810622pt_BR
dc.contributor.referee2QUEIROS, WELLINGTON PEREIRA DE-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6527714159537457pt_BR
dc.contributor.referee3CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613965385810622pt_BR
dc.contributor.referee4PIRES, DARIO XAVIER-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952227827337083pt_BR
dc.contributor.referee5MONTEIRO, MARIA AMELIA-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132527758344703pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778139614314788pt_BR
dc.description.resumoNas escolas, o estudo da óptica é trabalhado normalmente priorizando conteúdos de análises geométricas de fenômenos luminosos em uma linguagem técnica, prédeterminada por livros didáticos e/ou apostilas. Nesta perspectiva, o ensino não aborda aspectos sociais ligados à realidade do dia a dia do educando, necessários em seu aprendizado, e quando trabalhados, em sua maioria, são superficiais e descolados do mundo contemporâneo. Como proposta contextualizadora, esta pesquisa propõe a investigação do ensino da óptica em uma abordagem problematizadora e temática, inspirada na pedagogia libertadora de Paulo Freire, utilizando o encaminhamento metodológico dos Três Momentos Pedagógico associado às Dinâmicas de Grupo. A pesquisa é de natureza participante estruturada nos momentos pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), tendo o tema “Visão e suas anomalias” como abordagem de ensino dos conceitos da óptica, da visão e suas anomalias. Os conceitos científicos, bem como o estudo das deficiências visuais, são tratados no campo crítico-social-reflexivo, levantando aspectos políticos sociais de enfrentamento da realidade pelas populações desassistidas com a falta de profissionais oftalmologistas e de tratamento em unidades básicas de saúde. A pesquisa foi desenvolvida no período do contra turno escolar, contando com a adesão de um grupo de 15 educandos e oriundos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio e um educador da referida escola. Como resultado de pesquisa os participantes produzem uma carta de reivindicação dirigida aos órgãos e gestores públicos do estado e do município.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINALDO DE OLIVEIRA BORGES .pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons