Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11349
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelo científico explicativo da molécula do benzeno material didático estruturado na história da ciência |
Título(s) alternativo(s): | Explanatory scientific model of the benzene molecule structured teaching material in the history of science |
Autor(es): | GARCIA, MARIA ESTER CENTURIAO BENITES |
Primeiro orientador: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Primeiro membro da banca: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Segundo membro da banca: | PIRES, DARIO XAVIER |
Terceiro membro da banca: | CALUZI, JOAO JOSE |
Quarto membro da banca: | SIQUEIRA, ONOFRE SALGADO |
Resumo: | Foram analisados os Livros Didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio de 2008 (PNLEM/2008) e de 2012 (PNLD/2012), com a metodologia análise de conteúdo, identificando problemas nas abordagens sobre o benzeno para subsidiar a elaboração de um material didático complementar. Elaborou-se, aplicou-se e avaliou-se o Material Didático, baseado na História da Ciência, que apresenta um conteúdo histórico sobre os Modelos Explicativos para a Molécula do Benzeno (MEMB) com a finalidade de subsidiar professores e alunos, nas discussões sobre a Natureza da Ciência (NdC) referente ao fazer científico na construção desses modelos, motivar e atrair, demonstrar que os modelos são mutáveis e instáveis, promover a compreensão das representações e dos conceitos referentes a essa molécula. Os resultados indicaram que é o Material Didático contribuiu para os objetivos delineados e que é possível discutir a NdC com mais aprofundamento do que o verificado nos Livros Didáticos com alunos do ensino médio. |
Abstract: | We analyzed the Textbook Chemistry Program National Textbook for High School of 2008 (PNLEM/2008) and 2012 (PNLD/2012), with content analysis methodology, identifying problems in the approaches on benzene to subsidize developing a complementary teaching material. Prepared, applied and evaluated a Courseware, to supplement the textbooks based on the History of Science that presents a historical content on the Explanatory Models for Benzene Molecule (EMBM) in the order to support teachers and students in discussions about the Nature of Science (NdC) for the scientific work in the construction of these models, motivate and attract, show that the models are shifting and unstable, promoting understanding of representations and concepts related this molecule. The results indicated that the teaching material is contributed to the objectives outlined and it is possible to discuss the NdC with more depth than found in textbooks to high school students. |
Palavras-chave: | benzeno benzene material didático teaching material livro didático textbook história da ciência history of science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11349 |
Data do documento: | 27-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Ester Centurião Benites Garcia.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons