Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Maria Ester Centurião Benites-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:15:02Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11349-
dc.description.abstractWe analyzed the Textbook Chemistry Program National Textbook for High School of 2008 (PNLEM/2008) and 2012 (PNLD/2012), with content analysis methodology, identifying problems in the approaches on benzene to subsidize developing a complementary teaching material. Prepared, applied and evaluated a Courseware, to supplement the textbooks based on the History of Science that presents a historical content on the Explanatory Models for Benzene Molecule (EMBM) in the order to support teachers and students in discussions about the Nature of Science (NdC) for the scientific work in the construction of these models, motivate and attract, show that the models are shifting and unstable, promoting understanding of representations and concepts related this molecule. The results indicated that the teaching material is contributed to the objectives outlined and it is possible to discuss the NdC with more depth than found in textbooks to high school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBenzenopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.titleModelo científico explicativo da molécula do benzeno material didático estruturado na história da ciênciapt_BR
dc.title.alternativeExplanatory scientific model of the benzene molecule structured teaching material in the history of sciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Recena, Maria Celina Piazza-
dc.description.resumoForam analisados os Livros Didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio de 2008 (PNLEM/2008) e de 2012 (PNLD/2012), com a metodologia análise de conteúdo, identificando problemas nas abordagens sobre o benzeno para subsidiar a elaboração de um material didático complementar. Elaborou-se, aplicou-se e avaliou-se o Material Didático, baseado na História da Ciência, que apresenta um conteúdo histórico sobre os Modelos Explicativos para a Molécula do Benzeno (MEMB) com a finalidade de subsidiar professores e alunos, nas discussões sobre a Natureza da Ciência (NdC) referente ao fazer científico na construção desses modelos, motivar e atrair, demonstrar que os modelos são mutáveis e instáveis, promover a compreensão das representações e dos conceitos referentes a essa molécula. Os resultados indicaram que é o Material Didático contribuiu para os objetivos delineados e que é possível discutir a NdC com mais aprofundamento do que o verificado nos Livros Didáticos com alunos do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Ester Centurião Benites Garcia.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons