Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11308
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção de instrumentos musicais artesanais como meio para auxiliar a aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras |
Título(s) alternativo(s): | Construction of handcrafted musical instruments as a means to assist in learning physical concepts related to sound waves |
Autor(es): | Silva, Glaucia da Silva Maeoca Amaro |
Primeiro orientador: | Gobara, Shirley Takeco |
Resumo: | A pesquisa em ensino de ciências busca, entre outros temas, investigar formas que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no ensino e na aprendizagem de ciências. Uma delas é a dificuldade que os alunos têm na aprendizagem de conceitos de física. Sendo assim, é importante e necessário que haja pesquisas voltadas para essa área, que investiguem propostas alternativas para o ensino de conceitos físicos e que ofereçam aos alunos meios que lhes permitam compreender e construir os conceitos científicos de forma eficaz e mais interessante. O presente trabalho discute a proposta de uma sequência didática contextualizada com a construção de um instrumento musical de sopro e um instrumento musical de corda, para o ensino de conceitos sobre ondas sonoras, em particular o conceito de frequência, amplitude e comprimento de onda. Nesse sentido, foi apresentada uma nova proposta para o ensino desses conceitos, baseada na teoria construtivista piagetiana. Nessa pesquisa buscamos investigar como uma sequência didática contextualizada pela construção desses instrumentos musicais artesanais auxiliou o aluno na aprendizagem desses conceitos físicos. Concluímos que a sequência didática proposta estimulou os alunos a discutirem sobre suas ações, favorecendo a construção do conhecimento, entretanto o conceito de frequência e amplitude não ficaram no mesmo nível de aprendizagem. |
Abstract: | The search in teaching of science see, among other things, investigate ways to will help minimize the difficulties in teaching and learning of science. One is the difficulty the students have in learning physics concepts. Is therefore important and necessary that research for this area, to investigate alternative proposals for the teaching of physics concepts and offer for students ways and means to understand and make scientific concepts effectively and more interesting. The present work discusses the proposal of a didactic sequence context with the blow musical instrument and a stringed musical instrument, to teach concepts about sound waves, in particular the concept of frequency and amplitude. Then, was introduced an innovative proposal for teaching these concepts, based on Piaget's constructivist theory, where we investigated like a didactic sequence context by the construction of the musical instruments handmade has helped the student learning of physics concepts. We concluded that the didactic sequence designed stimulated the students to think about their actions, establishing relationships between characteristics of the instrument construction and characteristics of sound, thereby facilitating the construction of the knowledge. |
Palavras-chave: | Construtivismo Ondas Sonoras Instrumento Musical de Corda Instrumento Musical de Sopro |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11308 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gláucia da Silva Maeoca.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons