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dc.creatorSilva, Glaucia da Silva Maeoca Amaro-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:01:53Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11308-
dc.description.abstractThe search in teaching of science see, among other things, investigate ways to will help minimize the difficulties in teaching and learning of science. One is the difficulty the students have in learning physics concepts. Is therefore important and necessary that research for this area, to investigate alternative proposals for the teaching of physics concepts and offer for students ways and means to understand and make scientific concepts effectively and more interesting. The present work discusses the proposal of a didactic sequence context with the blow musical instrument and a stringed musical instrument, to teach concepts about sound waves, in particular the concept of frequency and amplitude. Then, was introduced an innovative proposal for teaching these concepts, based on Piaget's constructivist theory, where we investigated like a didactic sequence context by the construction of the musical instruments handmade has helped the student learning of physics concepts. We concluded that the didactic sequence designed stimulated the students to think about their actions, establishing relationships between characteristics of the instrument construction and characteristics of sound, thereby facilitating the construction of the knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectOndas Sonoraspt_BR
dc.subjectInstrumento Musical de Cordapt_BR
dc.subjectInstrumento Musical de Sopropt_BR
dc.titleConstrução de instrumentos musicais artesanais como meio para auxiliar a aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoraspt_BR
dc.title.alternativeConstruction of handcrafted musical instruments as a means to assist in learning physical concepts related to sound wavespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gobara, Shirley Takeco-
dc.description.resumoA pesquisa em ensino de ciências busca, entre outros temas, investigar formas que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no ensino e na aprendizagem de ciências. Uma delas é a dificuldade que os alunos têm na aprendizagem de conceitos de física. Sendo assim, é importante e necessário que haja pesquisas voltadas para essa área, que investiguem propostas alternativas para o ensino de conceitos físicos e que ofereçam aos alunos meios que lhes permitam compreender e construir os conceitos científicos de forma eficaz e mais interessante. O presente trabalho discute a proposta de uma sequência didática contextualizada com a construção de um instrumento musical de sopro e um instrumento musical de corda, para o ensino de conceitos sobre ondas sonoras, em particular o conceito de frequência, amplitude e comprimento de onda. Nesse sentido, foi apresentada uma nova proposta para o ensino desses conceitos, baseada na teoria construtivista piagetiana. Nessa pesquisa buscamos investigar como uma sequência didática contextualizada pela construção desses instrumentos musicais artesanais auxiliou o aluno na aprendizagem desses conceitos físicos. Concluímos que a sequência didática proposta estimulou os alunos a discutirem sobre suas ações, favorecendo a construção do conhecimento, entretanto o conceito de frequência e amplitude não ficaram no mesmo nível de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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