Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11265
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo dos conhecimentos etnozoológicos dos alunos da escola terena na aldeia Buriti (Dois Irmãos do Buriti-MS) |
Título(s) alternativo(s): | Estudio del conocimiento etnozoológico de los alumnos de la escuela Terena de la aldea Buriti (Dois Irmãos de Buriti-MS) |
Autor(es): | Gasparini Junior, Airton |
Primeiro orientador: | Vargas, Icléia Albuquerque de |
Resumo: | O presente trabalho levantou registros da percepção cultural de alunos da escola de uma comunidade Terena acerca de elementos da zoologia, verificando suas influências nos aspectos socioambientais do uso dos recursos faunísticos. A escola está situada na aldeia indígena Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti (MS). Para embasar a pesquisa foram utilizados referenciais de Paulo Freire demonstrando a importância dos saberes portados pelos alunos, além de referenciais da Etnozoologia. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Alexina Rosa Figueiredo (Aldeia Buriti) durante o ano de 2013, com alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental, faixa etáriao entre 12 e 13 anos. Os alunos participaram da técnica de Free-listening e escreveram um texto dissertativo para coleta das informações etnozoológicas. Também produziram alguns desenhos representando os principais animais conhecidos na aldeia. Como resultado, foi confeccionado uma cartilha com os animais mais presentes nas listas dos alunos. Este material poderá servir de apoio didático-pedagógico para ser utilizado nas aulas da escola da comunidade. |
Abstract: | Este estudio identificó la percepción cultural de los estudiantes Terena sobre los elementos de la zoología, la comprobación de su influencia en los aspectos sociales y ambientales del uso de los recursos de la vida silvestre por el pueblo Terena de la comunidad Buriti, municipio de Dois Irmãos do Buriti (MS). Para apoyar la investigación de los puntos de referencia se utilizo Paulo Freire demostrando la importancia del conocimiento aportado por los alumnos, además de las referencias de etnozoología. La investigación se realizó en la Escuela Municipal Alexina Rosa Figueiredo en Buriti, con los estudiantes de los quinto y sexto año de la escuela primaria, con entre 12 y 13 años. Los estudiantes participaron en la técnica de Free Listening y también de escribir un texto para la recolección etnozoologica dissertativa de información. Al término de la recolección de datos se realizó un "catálogo" de los animales presentes en la mayoría de las listas de los estudiantes. Este material servirá de apoyo didáctico-pedagógico para el uso en la escuela. |
Palavras-chave: | Etnobiologia Etnozoologia Terena Educação Indígena Educação Ambiental |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11265 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AIRTON GASPARINI JUNIOR.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons