Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGasparini Junior, Airton-
dc.date.accessioned2025-02-18T16:04:58Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11265-
dc.description.abstractEste estudio identificó la percepción cultural de los estudiantes Terena sobre los elementos de la zoología, la comprobación de su influencia en los aspectos sociales y ambientales del uso de los recursos de la vida silvestre por el pueblo Terena de la comunidad Buriti, municipio de Dois Irmãos do Buriti (MS). Para apoyar la investigación de los puntos de referencia se utilizo Paulo Freire demostrando la importancia del conocimiento aportado por los alumnos, además de las referencias de etnozoología. La investigación se realizó en la Escuela Municipal Alexina Rosa Figueiredo en Buriti, con los estudiantes de los quinto y sexto año de la escuela primaria, con entre 12 y 13 años. Los estudiantes participaron en la técnica de Free Listening y también de escribir un texto para la recolección etnozoologica dissertativa de información. Al término de la recolección de datos se realizó un "catálogo" de los animales presentes en la mayoría de las listas de los estudiantes. Este material servirá de apoyo didáctico-pedagógico para el uso en la escuela.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnobiologiapt_BR
dc.subjectEtnozoologiapt_BR
dc.subjectTerenapt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleEstudo dos conhecimentos etnozoológicos dos alunos da escola terena na aldeia Buriti (Dois Irmãos do Buriti-MS)pt_BR
dc.title.alternativeEstudio del conocimiento etnozoológico de los alumnos de la escuela Terena de la aldea Buriti (Dois Irmãos de Buriti-MS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vargas, Icléia Albuquerque de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6399691978909452pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho levantou registros da percepção cultural de alunos da escola de uma comunidade Terena acerca de elementos da zoologia, verificando suas influências nos aspectos socioambientais do uso dos recursos faunísticos. A escola está situada na aldeia indígena Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti (MS). Para embasar a pesquisa foram utilizados referenciais de Paulo Freire demonstrando a importância dos saberes portados pelos alunos, além de referenciais da Etnozoologia. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Alexina Rosa Figueiredo (Aldeia Buriti) durante o ano de 2013, com alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental, faixa etáriao entre 12 e 13 anos. Os alunos participaram da técnica de Free-listening e escreveram um texto dissertativo para coleta das informações etnozoológicas. Também produziram alguns desenhos representando os principais animais conhecidos na aldeia. Como resultado, foi confeccionado uma cartilha com os animais mais presentes nas listas dos alunos. Este material poderá servir de apoio didático-pedagógico para ser utilizado nas aulas da escola da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIRTON GASPARINI JUNIOR.pdf4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons