Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9665
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ENSINO DE BOTÂNICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS EDUCACIONAIS E NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
Autor(es): | MAURICIO GONZALEZ BISNETO |
Primeiro orientador: | Fernanda Zandonadi Ramos |
Resumo: | Neste trabalho, objetivamos desenvolver e avaliar as contribuições de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em uma perspectiva Histórico Cultural do Desenvolvimento Humano, a partir das ideias de Vigotski, para o processo de ensino e aprendizagem de habilidades e objetos de conhecimento que possam estar relacionados aos conteúdos de Botânica, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio (CRMSEM). A SD é constituída por três etapas: identificação do conhecimento já apropriado pelos alunos, sistematização dos conhecimentos e avaliação da evolução conceitual. Tal SD foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Campo Grande - MS. Houve realização de desenhos, análise e elaboração de produções artísticas pelos alunos, para identificação e/ou avaliação dos conhecimentos apropriados, estes dados foram coletados pela entrega das atividades e, ainda, aspectos gerais do desenvolvimento das mesmas e das interações não verbais que foram registradas em diário de bordo pelo professor/pesquisador. Ademais, todas as atividades da SD foram gravadas, mediante aplicativo de gravação de voz, para que pudéssemos registrar os diálogos e interações dos alunos e dos mesmos com o professor-pesquisador, posteriormente, estes foram transcritos. Em seguida, os dados obtidos foram avaliados mediante uma abordagem da Análise Microgenética. Os dados obtidos com o desenvolvimento desta pesquisa demonstraram que as atividades da SD podem favorecer a evolução conceitual e a apropriação dos conhecimentos, sendo assim, propiciando contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de habilidades e objetos de conhecimento, previstos na BNCC e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio, que possam estar relacionados aos conteúdos de Botânica. Ademais, a SD pode ser uma ferramenta capaz de colaborar na mitigação da assim chamada “cegueira botânica” e propiciar aos professores um referencial metodológico que possa orientar suas práticas pedagógicas nesta nova realidade curricular educacional. Palavras-chaves: Ensino e Aprendizagem; Fenômeno PAD; Mediação Pedagógica. |
Abstract: | In this work, our objective was to develop and evaluate the contributions of a Didactic Sequence (DS), based on a Historical-Cultural perspective of Human Development, drawing on the ideas of Vygotsky, for the teaching and learning process of skills and knowledge objects that may be related to the content of Botany, as outlined in the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Curriculum of Reference of Mato Grosso do Sul - High School Level (CRMSEM). The DS consists of three stages: identification of the knowledge already appropriated by the students, systematization of knowledge, and evaluation of conceptual evolution. This DS was developed in a first-year High School class of a public school, located in the municipality of Campo Grande - MS. Drawings, analysis, and artistic productions were carried out by the students to identify and/or evaluate the appropriated knowledge. These data were collected through activity submissions, as well as general aspects of their development and non-verbal interactions, which were recorded in a logbook by the teacher/researcher. Furthermore, all activities of the DS were recorded using a voice recording app, allowing us to register the dialogues and interactions between the students and the teacher-researcher, which were later transcribed. Subsequently, the data obtained were evaluated using a Microgenetic Analysis approach. The results of this research demonstrated that the activities of the DS can promote conceptual evolution and knowledge appropriation, thus contributing to the teaching and learning process of skills and knowledge objects outlined in the BNCC and the Curriculum of Reference of Mato Grosso do Sul - High School Level, related to Botany content. Additionally, the DS can serve as a tool to mitigate the so-called 'botanical blindness' and provide teachers with a methodological framework to guide their pedagogical practices in this new educational curricular reality. Keywords: Teaching and Learning; PAD Phenomenon; Pedagogical Mediation |
Palavras-chave: | Ensino e Aprendizagem Fenômeno PAD Mediação Pedagógica |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9665 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação-Mauricio-Gonzalez.pdf | 5,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.