Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9646
Tipo: Tese
Título: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA: FATORES NECESSÁRIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): Katia Cilene Alves Borges
Primeiro orientador: Maria Ines de Affonseca Jardim
Resumo: A ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana, sendo o principal motor de desenvolvimento técnico e tecnológico, a ponto de ser difícil imaginar como seria o mundo atual sem a sua contribuição e inegável importância que exerce na sociedade. Por conta desses aspectos, torna-se imprescindível que os estudantes da educação básica vivenciem atividades características da Alfabetização Científica. Por meio desta pesquisa, de abordagem qualitativa, pretendeu-se investigar quais são as estratégias e ações relacionadas à Alfabetização Científica presentes nas escolas públicas que apresentam trabalhos selecionados e premiados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul - FETEC e a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande - FECINTEC. O lócus da coleta abrangeu escolas da rede municipal e estadual de Campo Grande, MS, selecionadas após análise dos anais das feiras, a partir do critério do número maior de apresentações e premiações de estudos e pesquisas. Observa-se que não foram incluídas escolas em Tempo Integral ou que participam do programa “Escola da Autoria”. A investigação abrangeu três fases distintas: a) bibliográfica e documental; b) coleta em campo; c) tratamento, análise e sistematização de resultados. Na fase bibliográfica foi realizada uma Revisão Sistemática objetivando analisar como a Alfabetização Científica tem sido desenvolvida no Ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil. Na coleta em campo, foram realizadas entrevistas com a gestão, equipe técnica e professores das escolas selecionadas, mediante a observância dos aspectos éticos da pesquisa. Todas as falas foram transcritas e confrontadas com as bases teóricas do estudo que tem como principal base teórica a concepção sócio-histórica, de Lev Semionovich Vygotsky. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Esse estudo permitiu identificar quais são os fatores presentes nas escolas públicas de educação básica, que permitem o efetivo desenvolvimento de práticas pedagógicas para a Alfabetização Científica. São eles: Praticamente, todas as unidades de ensino investigadas possuem laboratórios de pesquisa e todos os professores desenvolvem atividades teórico-prática que estimulam a Alfabetização Científica utilizando os laboratórios ou não. Dado o caráter de nossa investigação, comprovamos também que os participantes dessa pesquisa consideram a importância de ter uma base teórica consistente e possuir um bom convívio entre todos os segmentos da comunidade escolar. Foi ressaltado também entre todos os participantes as dificuldades em desenvolver as pesquisas e outras ações norteadora a Alfabetização Científica. As principais, são, a falta de tempo e de recursos, as demandas externas e a falta de funcionários para auxiliar nas pesquisas. Foi consenso também, a importância das formações continuadas dos docentes, porém, percebemos que existe a sensibilização da importância dessas formações a todos os segmentos, porém, as demandas e o próprio reconhecimento de priorizar ainda não é proposto nas escolas por esses profissionais. Quanto à importância da Alfabetização Científica, tanto os professores quanto a equipe técnica consideram o ensino tradicional de ciências, pouco eficaz. Diante desse contexto, é possível considerar preliminarmente, que a concretização da Alfabetização Científica, requer o delineamento de uma série de fatores, tais como: formação e estudos da temática proposta, melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da educação, manutenção e aumento nos recursos financeiros, estruturais e humano na educação pública, gestão democrática/participativa e uma boa convivência entre os segmentos.
Abstract: Science exerts a great influence on our daily life, being the main engine of technical and technological development, to the point that it is difficult to imagine what the current world would be like without its contribution and the importance that it exerts in society is undeniable. Because of these aspects, it is essential that basic education students experience activities that are characteristic of scientific culture Through this research, with a qualitative approach we intend to investigate what are the strategies and actions related to scientific literacy present in public schools that present selected and awarded works at the Science Fairs of Mato Grosso do Sul - FETEC and FECITEC. The locus of collection will include schools from the municipal and state network of Campo Grande, MS, selected after analyzing the annals of the fairs, based on the criterion of the largest number of presentations and awards for studies and research. Note that full-time schools or those participating in the “Escola da Autoria” program will not be included. The investigation will cover three distinct phases: a) Bibliographic and documentary phase; b) Phase of field collection; c) Phase of treatment, analysis and systematization of results. In the bibliographic phase, a Systematic Review will be carried out aiming to analyze how Scientific Literacy has been developed in Science Teaching in Basic Education in Brazil. In the field collection, interviews will be carried out with the management, technical team and teachers of the selected schools, through the observance of the ethical aspects of the research. All speeches will be transcribed and confronted with the theoretical bases of the study. Data interpretation will be done using the content analysis method. It is expected with this study to identify which are the factors present in public schools of basic education, which allow the effective development of pedagogical practices for Scientific Literacy. They are: Practically, all teaching units investigated have research laboratories and all teachers develop theoreticalpractical activities that stimulate scientific literacy using the laboratories or not. Given the nature of our investigation, we also confirmed that the participants in this research consider the importance of having a consistent theoretical basis and having good coexistence between all segments of the school community. The difficulties in developing research and other actions guiding Scientific Literacy were also highlighted among all participants. The main ones are the lack of time and resources, external demands and the lack of employees to assist in research. There was also a consensus on the importance of continued training for teachers, however, we noticed that there is awareness of the importance of these trainings in all segments, however, the demands and the recognition of prioritizing are not yet proposed in schools by these professionals. Regarding the importance of Scientific Literacy, both teachers and technical staff consider traditional science teaching to be ineffective. Given this context, it is possible to preliminarily consider that the achievement of Scientific Literacy requires the delineation of a series of factors, such as: training and studies of the proposed theme, improvement in the working conditions of education professionals, maintenance and increase in resources financial, structural and human in public education, democratic/participatory management, good coexistence between segments.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Educação Básica. Feira de Ciências. Educação Pública.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9646
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_Kátia (1) - pdf.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.