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Tipo: Tese
Título: A formação inicial de professores de Ciências Biológicas: o currículo e a práxis no desenvolvimento do estágio supervisionado na escola
Autor(es): Silva, Aline Lopes da
Primeiro orientador: Machado, Vera de Mattos
Resumo: A presente tese teve como objetivo investigar o currículo de formação inicial de professores de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas nas universidades públicas federais do estado do Mato Grosso do Sul, referente à organização do meio didático e ao desenvolvimento da práxis durante a regência no campo de Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a priori, foram investigados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de duas Licenciaturas em Ciências Biológicas de duas universidades federais do Mato Grosso do Sul, bem como documentos e normativas sobre a formação inicial de professores de Ciências Biológicas pertinentes ao Estágio Supervisionado, à luz de alguns pressupostos da Análise de Conteúdo; posteriormente, foram realizadas entrevistas com os docentes e discentes dos dois objetos de estudos, analisadas pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nos resultados é discultidos os fenômenos emergidos das categorias finais que discutem as conexões entre a complexidade dos processos de Estágio Supervisionado, o impacto do currículo na formação docente e a distinção entre teoria e prática na práxis. Nas análises dos dois PPCs, identificamos que estão elaborados visando ao desenvolvimento pessoal, cultural, ético e social dos futuros professores, e também abordam e discutem questões contemporâneas relevantes, como a Educação ambiental, a Educação inclusiva, dentre outras. Durante as analise é possivel compreender várias mazelas da vivência dos estagiários dentro da realidade escolar, que perpassam desde a locomoção, a escolha da escola para regência, a problemas com carga horária das disciplinas, principalmente após a inserção da BNCC, com a realização do estágio para estudante do período noturno, o estágio em duplas. Reafirmamos que, apesar dos currículos nacionais prescritivos (DCNs, BNC-Formação e BNCC), elaborados pela Noosfera, os dois cursos não só estabelecem regras, mas também estimulam uma certa independência na construção de seus PPCs momento em que verificamos que existe uma certa resistência às políticas neoliberais da Educação.
Abstract: This thesis aimed to investigate the initial training curriculum for teachers of undergraduate courses in Biological Sciences at federal public universities in the state of Mato Grosso do Sul, regarding the organization of the didactic environment and the development of praxis during the Supervised Internship field. The research was carried out in two stages: a priori, the Pedagogical Course Projects (PPCs) of two undergraduate courses in Biological Sciences at two federal universities in Mato Grosso do Sul were investigated, as well as documents and regulations on the initial training of Biological Sciences teachers relevant to the Supervised Internship, in light of some assumptions of Content Analysis; subsequently, interviews were conducted with teachers and students of the two objects of study, analyzed using the framework of Discursive Textual Analysis. The results discuss the phenomena that emerged from the final categories that discuss the connections between the complexity of the Supervised Internship processes, the impact of the curriculum on teacher training, and the distinction between theory and practice in praxis. In the analyses of the two PPCs, we identified that they are designed with a view to the personal, cultural, ethical, and social development of future teachers, and also address and discuss relevant contemporary issues, such as environmental education, inclusive education, among others. During the analyses, it is possible to understand several problems in the experience of interns within the school reality, which range from transportation, the choice of school to teach, to problems with the workload of the subjects, especially after the insertion of the BNCC, with the implementation of the internship for night-time students, the internship in pairs. We reaffirm that, despite the prescriptive national curricula (DCNs, BNC-Formação and BNCC), developed by Noosfera, the two courses not only establish rules, but also encourage a certain independence in the construction of their PPCs, at a time when we see that there is a certain resistance to neoliberal education policies.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores
Currículo e Práxis
Estágio Supervisionado
Transposição Didática
CNPq: Ensino-Aprendizagem
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9553
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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