Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9459| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | AS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENT |
| Autor(es): | Santos, Lorena Mirela Reis do Nascimento |
| Primeiro orientador: | BISPO, SILVANA ALVES DA SILVA |
| Resumo: | Este relato de experiência foi desenvolvido no Programa Residência Pedagógica (PRP) e apresenta, no decorrer do texto, as atividades que ocorreram em período de seis meses (out/2021 a mar/2022) na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, no município de Três Lagoas MS. As experiências, desenvolvidas com crianças do G6 (idade de 5 anos), mostram o detalhamento do programa – que tem como um dos seus objetivos o aperfeiçoamento da prática docente –, e quais ações foram realizadas por uma residente do curso de Pedagogia/UFMS/CPTL. Apresento, também, os desafios e resultados que foram desenvolvidos durante este período e o que isto implicou durante a formação docente pois através do PRP foi possível confirmar que quero seguir a carreira como professora. O programa me proporcionou vivenciar as práticas da atuação docente no espaço escolar oportunizando colocar em prática os conhecimentos que aprendemos durante a graduação. |
| Abstract: | ste relato de experiência foi desenvolvido no Programa Residência Pedagógica (PRP) e apresenta, no decorrer do texto, as atividades que ocorreram em período de seis meses (out/2021 a mar/2022) na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, no município de Três Lagoas MS. As experiências, desenvolvidas com crianças do G6 (idade de 5 anos), mostram o detalhamento do programa – que tem como um dos seus objetivos o aperfeiçoamento da prática docente –, e quais ações foram realizadas por uma residente do curso de Pedagogia/UFMS/CPTL. Apresento, também, os desafios e resultados que foram desenvolvidos durante este período e o que isto implicou durante a formação docente pois através do PRP foi possível confirmar que quero seguir a carreira como professora. O programa me proporcionou vivenciar as práticas da atuação docente no espaço escolar oportunizando colocar em prática os conhecimentos que aprendemos durante a graduação. |
| Palavras-chave: | Prática pedagógica Projetos Residência Pedagógica. |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL |
| Sigla da Instituição: | UFMS-CPTL |
| Faculdade, Instituto ou Escola: | AGINOVA |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9459 |
| Data do documento: | Nov-2022 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Lorena 2022.2.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

