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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROJETO NATAL: uma experiência de acolhimento e recepção de crianças no período “pós-pandemia” do Covid-19
Autor(es): Silva, Evertton Daniel Barboza Rodrigues da,
Primeiro orientador: BISPO, SILVANA ALVES DA SILVA
Resumo: Este relato de experiência ocorreu no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em 2021, no retorno das aulas presenciais e temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos durante o programa, o “Projeto Natal”. Trata-se do primeiro projeto elaborado pelos residentes e tive participação intensa no desenvolvimento dele. O público alvo foram as crianças do Grupo 6, com idade de 5 anos, da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza localizada no município de Três Lagoas/MS. Logo, foi o primeiro evento que as crianças tiveram tendo em vista o longo tempo de isolamento devido a pandemia do Covid-19. Como receber as crianças proporcionando alegria em um momento “pós” pandemia tão difícil? As atividades do projeto foram desenvolvidas para priorizar as crianças como protagonistas em diversas ações: rodas de conversa, contação de histórias, demonstração de sentimentos, exercitar o respeito e a importância da família. O planejamento teve base como teórica a Teoria Histórico-Cultural e visou contemplar os eixos interações e brincadeiras preconizados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e ainda, os direitos de aprendizagem conforme constam no Currículo de Três Lagoas para a Educação Infantil. Ao final do projeto movemos uma campanha para arrecadar brinquedos e entregamos para as crianças, ação importante tendo em vista a realidade socioeconômica da comunidade. Vygotsky (2007) ressalta o brinquedo como papel fundamental para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, independente da crença, o Natal é uma oportunidade para trabalhar o lúdico e o respeito às diversidades. Ressaltamos que, para os residentes, foi uma rica imersão na docência. E para mim, essa experiencia teve um significado muito grande, pois propiciou uma maior autonomia e imersão na prática dentro da sala de aula.
Abstract: Este relato de experiência ocorreu no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em 2021, no retorno das aulas presenciais e temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos durante o programa, o “Projeto Natal”. Trata-se do primeiro projeto elaborado pelos residentes e tive participação intensa no desenvolvimento dele. O público alvo foram as crianças do Grupo 6, com idade de 5 anos, da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza localizada no município de Três Lagoas/MS. Logo, foi o primeiro evento que as crianças tiveram tendo em vista o longo tempo de isolamento devido a pandemia do Covid-19. Como receber as crianças proporcionando alegria em um momento “pós” pandemia tão difícil? As atividades do projeto foram desenvolvidas para priorizar as crianças como protagonistas em diversas ações: rodas de conversa, contação de histórias, demonstração de sentimentos, exercitar o respeito e a importância da família. O planejamento teve base como teórica a Teoria Histórico-Cultural e visou contemplar os eixos interações e brincadeiras preconizados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e ainda, os direitos de aprendizagem conforme constam no Currículo de Três Lagoas para a Educação Infantil. Ao final do projeto movemos uma campanha para arrecadar brinquedos e entregamos para as crianças, ação importante tendo em vista a realidade socioeconômica da comunidade. Vygotsky (2007) ressalta o brinquedo como papel fundamental para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, independente da crença, o Natal é uma oportunidade para trabalhar o lúdico e o respeito às diversidades. Ressaltamos que, para os residentes, foi uma rica imersão na docência. E para mim, essa experiencia teve um significado muito grande, pois propiciou uma maior autonomia e imersão na prática dentro da sala de aula.
Palavras-chave: Projeto Natal; ;
Residência Pedagógica
Integração
Educação Infantil;
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Sigla da Instituição: UFMS-CPTL
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9457
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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