Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Evertton Daniel Barboza Rodrigues da, | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T19:40:51Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25 | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9457 | - |
dc.description.abstract | Este relato de experiência ocorreu no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em 2021, no retorno das aulas presenciais e temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos durante o programa, o “Projeto Natal”. Trata-se do primeiro projeto elaborado pelos residentes e tive participação intensa no desenvolvimento dele. O público alvo foram as crianças do Grupo 6, com idade de 5 anos, da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza localizada no município de Três Lagoas/MS. Logo, foi o primeiro evento que as crianças tiveram tendo em vista o longo tempo de isolamento devido a pandemia do Covid-19. Como receber as crianças proporcionando alegria em um momento “pós” pandemia tão difícil? As atividades do projeto foram desenvolvidas para priorizar as crianças como protagonistas em diversas ações: rodas de conversa, contação de histórias, demonstração de sentimentos, exercitar o respeito e a importância da família. O planejamento teve base como teórica a Teoria Histórico-Cultural e visou contemplar os eixos interações e brincadeiras preconizados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e ainda, os direitos de aprendizagem conforme constam no Currículo de Três Lagoas para a Educação Infantil. Ao final do projeto movemos uma campanha para arrecadar brinquedos e entregamos para as crianças, ação importante tendo em vista a realidade socioeconômica da comunidade. Vygotsky (2007) ressalta o brinquedo como papel fundamental para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, independente da crença, o Natal é uma oportunidade para trabalhar o lúdico e o respeito às diversidades. Ressaltamos que, para os residentes, foi uma rica imersão na docência. E para mim, essa experiencia teve um significado muito grande, pois propiciou uma maior autonomia e imersão na prática dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto Natal; ; | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil; | pt_BR |
dc.title | PROJETO NATAL: uma experiência de acolhimento e recepção de crianças no período “pós-pandemia” do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BISPO, SILVANA ALVES DA SILVA | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6198631940473287 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relato de experiência ocorreu no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em 2021, no retorno das aulas presenciais e temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos durante o programa, o “Projeto Natal”. Trata-se do primeiro projeto elaborado pelos residentes e tive participação intensa no desenvolvimento dele. O público alvo foram as crianças do Grupo 6, com idade de 5 anos, da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza localizada no município de Três Lagoas/MS. Logo, foi o primeiro evento que as crianças tiveram tendo em vista o longo tempo de isolamento devido a pandemia do Covid-19. Como receber as crianças proporcionando alegria em um momento “pós” pandemia tão difícil? As atividades do projeto foram desenvolvidas para priorizar as crianças como protagonistas em diversas ações: rodas de conversa, contação de histórias, demonstração de sentimentos, exercitar o respeito e a importância da família. O planejamento teve base como teórica a Teoria Histórico-Cultural e visou contemplar os eixos interações e brincadeiras preconizados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e ainda, os direitos de aprendizagem conforme constam no Currículo de Três Lagoas para a Educação Infantil. Ao final do projeto movemos uma campanha para arrecadar brinquedos e entregamos para as crianças, ação importante tendo em vista a realidade socioeconômica da comunidade. Vygotsky (2007) ressalta o brinquedo como papel fundamental para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, independente da crença, o Natal é uma oportunidade para trabalhar o lúdico e o respeito às diversidades. Ressaltamos que, para os residentes, foi uma rica imersão na docência. E para mim, essa experiencia teve um significado muito grande, pois propiciou uma maior autonomia e imersão na prática dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CPTL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS-CPTL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Evertton Daniel B.R Silva -2022.2.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.