Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9349
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Da patologização à homogeneização do comportamento infantil: segregação ou inclusão? |
Autor(es): | Soares, Lyandra Mariana Menezes |
Primeiro orientador: | Marino Filho, Armando |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o tema sobre a medicalização no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. O objetivo foi responder a questões pertinentes ao fenômeno da patologização na educação escolar e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto os capítulos versam sobre a patologização no ambiente escolar, o uso da medicalização para superar problemas de aprendizagem, a nosologia apresentada no DSM. Os resultados apontam para uma situação na qual os processos de patologização, medicalização e classificação por meio de laudos estigmatizam os levando ao processo de exclusão e em prejuízo do seu desenvolvimento psicológico, afetivo emocional e escolar. |
Abstract: | This paper presents the theme of medicalization in the school environment. The methodology used was a bibliographic review. The objective was to answer questions pertinent to the phenomenon of pathologization in school education and its implications for the teaching and learning process of students. To this end, the chapters address pathologization in the school environment, the use of medicalization to overcome learning problems, and the nosology presented in the DSM. The results point to a situation in which the processes of pathologization, medicalization, and classification through reports stigmatize them, leading to the process of exclusion and to the detriment of their psychological, affective, emotional, and academic development. |
Palavras-chave: | Medicalização Patologização Exclusão |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9349 |
Data do documento: | Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LYANDRA MARIANA MENEZES SOARES - 2020.pdf | 484,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.