Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9349
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Da patologização à homogeneização do comportamento infantil: segregação ou inclusão?
Autor(es): Soares, Lyandra Mariana Menezes
Primeiro orientador: Marino Filho, Armando
Resumo: O presente trabalho apresenta o tema sobre a medicalização no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. O objetivo foi responder a questões pertinentes ao fenômeno da patologização na educação escolar e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto os capítulos versam sobre a patologização no ambiente escolar, o uso da medicalização para superar problemas de aprendizagem, a nosologia apresentada no DSM. Os resultados apontam para uma situação na qual os processos de patologização, medicalização e classificação por meio de laudos estigmatizam os levando ao processo de exclusão e em prejuízo do seu desenvolvimento psicológico, afetivo emocional e escolar.
Abstract: This paper presents the theme of medicalization in the school environment. The methodology used was a bibliographic review. The objective was to answer questions pertinent to the phenomenon of pathologization in school education and its implications for the teaching and learning process of students. To this end, the chapters address pathologization in the school environment, the use of medicalization to overcome learning problems, and the nosology presented in the DSM. The results point to a situation in which the processes of pathologization, medicalization, and classification through reports stigmatize them, leading to the process of exclusion and to the detriment of their psychological, affective, emotional, and academic development.
Palavras-chave: Medicalização
Patologização
Exclusão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9349
Data do documento: Dez-2020
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LYANDRA MARIANA MENEZES SOARES - 2020.pdf484,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.