Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Lyandra Mariana Menezes-
dc.date.accessioned2024-09-11T17:51:28Z-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9349-
dc.description.abstractThis paper presents the theme of medicalization in the school environment. The methodology used was a bibliographic review. The objective was to answer questions pertinent to the phenomenon of pathologization in school education and its implications for the teaching and learning process of students. To this end, the chapters address pathologization in the school environment, the use of medicalization to overcome learning problems, and the nosology presented in the DSM. The results point to a situation in which the processes of pathologization, medicalization, and classification through reports stigmatize them, leading to the process of exclusion and to the detriment of their psychological, affective, emotional, and academic development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectPatologizaçãopt_BR
dc.subjectExclusão-
dc.titleDa patologização à homogeneização do comportamento infantil: segregação ou inclusão?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marino Filho, Armando-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o tema sobre a medicalização no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. O objetivo foi responder a questões pertinentes ao fenômeno da patologização na educação escolar e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto os capítulos versam sobre a patologização no ambiente escolar, o uso da medicalização para superar problemas de aprendizagem, a nosologia apresentada no DSM. Os resultados apontam para uma situação na qual os processos de patologização, medicalização e classificação por meio de laudos estigmatizam os levando ao processo de exclusão e em prejuízo do seu desenvolvimento psicológico, afetivo emocional e escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LYANDRA MARIANA MENEZES SOARES - 2020.pdf484,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.