Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9345
Tipo: Dissertação
Título: "Entre o contrato racial e o epistemicídio nas salas de aula: filosofia afroperspectiva por uma África a bordo"
Autor(es): Weslem Gimenez dos Santos
Primeiro orientador: Thiago Pedro Pinto
Resumo: A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras, visando combater o racismo e promover a valorização das contribuições dos afro-brasileiros. O Estado – através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – teria, então, a responsabilidade de garantir que os materiais didáticos reflitam essa obrigatoriedade, promovendo uma educação mais inclusiva e representativa. O apagamento desses conteúdos refletiria o que o filósofo Charles W. Mills nomeou por “contrato racial” – referindo-se a um acordo implícito, que sustenta a supremacia racial e a opressão dos não-brancos, moldando as estruturas sociais e políticas. O "epistemicídio" – conceito trabalhado pela filósofa Sueli Carneiro – é um dos elementos do contrato racial, na medida em que a destruição sistemática dos conhecimentos e saberes de grupos subordinados – particularmente dos povos africanos e indígenas – é uma das estratégias para se manter a dominação colonial e racial. Esse conceito destaca a exclusão e a marginalização dos conhecimentos não ocidentais nas esferas acadêmicas e culturais. A "afrocentricidade" proposta por Molefi Kete Asante se aloca como um dos elementos de colocação da cultura e da história africanas no centro das análises acadêmicas, desafiando a visão eurocêntrica dominante. Similarmente, o "afroperspectivismo" do filósofo Renato Noguera enfatiza a importância de entender o mundo a partir das experiências e visões africanas, promovendo uma interpretação diversificada das culturas africanas e suas diásporas. A "Teoria Racial Crítica" (CRT) – movimento de análise e crítica das questões raciais – examina como o racismo está entranhado nas leis e instituições, argumentando que é uma característica estrutural da sociedade, não se caracterizando apenas por atitudes individuais. Por fim, os conceitos de "jogo" e de “África a bordo”, em contextos culturais e sociais, podem envolver atividades recreativas e comunitárias que servem de ferramenta para explorar questões de identidade, poder e resistência.
Abstract: The Law 10.639/2003 made the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture mandatory in Brazilian schools, aiming to combat racism and promote the appreciation of Afro-Brazilian contributions. The State, through the National Textbook Program (PNLD), would then have the responsibility of ensuring that educational materials reflect this requirement, promoting a more inclusive and representative education. The erasure of these contents would reflect what philosopher Charles W. Mills called the "Racial Contract," referring to an implicit agreement that sustains racial supremacy and the oppression of non-whites, shaping social and political structures. "Epistemicide," a concept developed by philosopher Sueli Carneiro, is one of the elements of the racial contract, as the systematic destruction of the knowledge and wisdom of subordinated groups, particularly African and Indigenous peoples, is one of the strategies to maintain colonial and racial domination. This concept highlights the exclusion and marginalization of non-Western knowledge in academic and cultural spheres. "Afrocentricity," proposed by Molefi Kete Asante, positions African culture and history at the center of academic analyses, challenging the dominant Eurocentric view. Similarly, the "Afroperspectivism" of philosopher Renato Noguera emphasizes the importance of understanding the world from African experiences and perspectives, promoting a diverse interpretation of African cultures and their diasporas. Critical Race Theory (CRT), a movement of analysis and critique of racial issues, examines how racism is entrenched in laws and institutions, arguing that it is a structural feature of society, not just individual attitudes. Finally, the concept of "game" and “Africa on board” in cultural and social contexts can involve recreational and community activities that serve as tools to explore issues of identity, power, and resistance.
Palavras-chave: Contrato racial. Epistemicídio nas salas de aula. Filosofia afroperspectiva.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9345
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia



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