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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9341
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de educadores de jovens e adultos: uma revisão analítica |
Autor(es): | Rodhus, Thamires de Sá Pinto |
Primeiro orientador: | Sousa, Vera Luisa de |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é uma modalidade de ensino adotada como estratégia para proporcionar ensino a cidadãos que não conseguiram, por razões diversas, concluir os níveis regulares de educação na idade e no tempo esperados. Nessas salas de aula são encontrados homens e mulheres, de idades variadas, segundo alguns critérios e categorizações, com muitos aspectos diferentes entre si, que buscam pelos conhecimentos anteriormente não adquiridos, o que os torna especialmente diferentes de turmas regulares de ensino (fundamental/médio). Entretanto, atualmente, os docentes da EJA seguem, igualmente, os mesmos critérios que são exigidos para professores de ensino regular, delimitando uma problematização que precisa ser corrigida por implementação de Políticas Públicas efetivas e delimitação de um perfil educador para EJA – configurando o objetivo dessa discussão. Busca-se descrever o ideal de um profissional habilitado, especializado, experiente, com noções mais aprofundadas de realidade, cultura, política, história, sociedade, economia e, claro, dinâmica de ensino específica para este público através de estágios, estudos, pesquisas, pós-graduação, cursos e palestras acerca da temática. |
Abstract: | Youth and Adult Education (EJA) in Brazil is a teaching modality adopted as a strategy to provide education to citizens who were unable, for various reasons, to complete regular levels of education at the expected age and time. In these classrooms there are men and women, of varying ages, according to some criteria and categorizations, with many different aspects between them, who are looking for previously unacquired knowledge, which makes them especially different from regular education classes (elementary/high school). ). However, currently, EJA teachers also follow the same criteria that are required for regular education teachers, delimiting a problem that needs to be corrected by implementing effective Public Policies and delimiting an educator profile for EJA - configuring the objective of this discussion. The aim is to describe the ideal of a qualified, specialized, experienced professional, with deeper notions of reality, culture, politics, history, society, economy and, of course, specific teaching dynamics for this audience through internships, studies, research, postgraduate courses, courses and lectures on the topic. |
Palavras-chave: | Formação de Professores EJA (Educação de Jovens e Adultos) Educação como Direito |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | CPTL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9341 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
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Thamires Rhodus_TCC.pdf | 113,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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