Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9340
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afetividade e escolarização: relato de uma experiência
Autor(es): Santana, Andressa Gabriela da Rocha
Primeiro orientador: Sousa, Vera Luisa de
Resumo: Este relato de experiência defende a tese de que a relação professor-aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino, especialmente, considerando que em muitas situações o professor se transforma numa referência suprindo afeto e atenção que o estudante não recebe em casa. O que indica que a interação que se estabelece entre professor e aluno, pela via da afetividade, pode afetar a representação que esta criança ou jovem terá sobre outras relações sociais que estabelecerá ao longo da vida. Afetação que pode ser positiva ou negativa, envolvendo as condições sociais, culturais e econômicas ao seu redor. Assim, um professor que seja afetivo com os seus alunos estabelece relação de segurança, evitando bloqueios cognitivos e afetivos, ajudando o aluno a superar os erros e aprender com os mesmos.
Abstract: This experience report defends the thesis that the teacher-student relationship is fundamental at all levels and types of teaching, especially considering that in many situations the teacher becomes a reference providing affection and attention that the student does not receive at home. This indicates that the interaction established between teacher and student, through affectivity, can affect the representation that this child or young person will have regarding other social relationships that they will establish throughout their lives. Affectation that can be positive or negative, involving the social, cultural and economic conditions around it. Thus, a teacher who is affectionate with his students establishes a safe relationship, avoiding cognitive and affective blocks, helping the student to overcome mistakes and learn from them.
Palavras-chave: Relação Professor-Aluno
Afetividade
Superação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9340
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA GABRIELA_TCC.pdf110,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.