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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9300
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Trajetórias exíguas: a história da universidade no Brasil e a exclusão das camadas populares |
Autor(es): | Silva, Maria Aparecida Fernandes dos Santos da |
Primeiro orientador: | Giareta, Paulo Fioravante |
Resumo: | O artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou explicitar a trajetória da instituição de ensino superior no Brasil, dando enfoque às desigualdades historicamente acumuladas e seus desdobramentos para o acesso e a permanência de pessoas pertencentes aos grupos socialmente excluídos à academia. A fundamentação teórica foi feita através de pesquisa bibliográfica e análise de estudos que abordam os temas supracitados. O estudo possibilitou compreender e traçar um panorama capaz de evidenciar como a instituição de ensino superior no Brasil foi criada a partir de uma agenda predominantemente hegemônica que exerce a função de preservar os espaços acadêmicos para a elite burguesa branca. O fato de as Ações Afirmativas, como as cotas, terem sido implantadas a lentos passos e enfrentar dura resistência é uma prova de que a sociedade brasileira perpetua preceitos segregadores introjetados desde sua origem, tornando curta, portanto, a trajetória de estudos de pessoas provenientes das camadas populares. |
Abstract: | The article discusses the results of a research that sought to explain the trajectory of higher education institutions in Brazil, focusing on inequalities historically accumulated and their consequences for the access and permanence of people belonging to groups socially excluded from academia. The rationale theory was made through bibliographical research and analysis of studies that address the aforementioned themes. The study made it possible to understand and draw a panorama capable of highlight how the higher education institution in Brazil was created from a predominantly hegemonic agenda that exercises the function of preserving spaces academics for the white bourgeois elite. The fact that Affirmative Actions, like quotas, having been implemented slowly and facing stiff resistance is proof that the Brazilian society perpetuates segregating precepts introjected since its origin, therefore making the trajectory of studies of people from the popular. |
Palavras-chave: | Politicas Afirmativas Ensino Superior Desigualdade Social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | CPTL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9300 |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
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