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Tipo: Dissertação
Título: PERSONAGENS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI
Autor(es): MENSSIOS LEONI ARAUJO ELOY
Primeiro orientador: Marta Rios Alves Nunes da Costa
Resumo: Fundamentando-se na obra intitulada O que é a Filosofia?, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na qual os autores expõem que o construcionismo filosófico ocorre por meio de três atividades inter-relacionadas (traçar um plano de imanência – criar conceitos - inventar personagens), esta dissertação versa sobre o emprego de personagens conceituais no ensino de filosofia, como estratégia a ser utilizada em sala de aula. O trabalho desenvolve-se em quatro partes sequenciais que tratam, respectivamente, sobre os seguintes assuntos: como os conceitos filosóficos são construídos; como os planos de imanência são traçados pelos filósofos; a presença dos personagens conceituais em estrita relação com os planos e com os conceitos; um exemplo a partir da análise do Legislador rousseauniano, como personagem conceitual. A partir desses pontos, afirma-se a importância dos personagens conceituais no construtivismo filosófico e a possibilidade de serem mais utilizados no ensino de filosofia.
Abstract: Based on the work entitled What is Philosophy?, by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which the authors explain that philosophical constructionism occurs through three interrelated activities (tracing a plane of immanence – creating concepts – inventing characters ), this dissertation is about the use of conceptual characters in the teaching of philosophy, as a strategy to be used in the classroom. The work is developed in four sequential parts that deal, respectively, with the following subjects: how philosophical concepts are constructed; how plans of immanence are drawn by philosophers; the presence of conceptual characters in strict relationship with the plans and concepts; an example based on the analysis of the Rousseauian Legislator, as a conceptual character. From these points, the importance of conceptual characters in philosophical constructivism and the possibility of them being more widely used in philosophy teaching is affirmed.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Deleuze e Guatarri
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9223
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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