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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9223
Tipo: | Dissertação |
Título: | PERSONAGENS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI |
Autor(es): | MENSSIOS LEONI ARAUJO ELOY |
Primeiro orientador: | Marta Rios Alves Nunes da Costa |
Resumo: | Fundamentando-se na obra intitulada O que é a Filosofia?, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na qual os autores expõem que o construcionismo filosófico ocorre por meio de três atividades inter-relacionadas (traçar um plano de imanência – criar conceitos - inventar personagens), esta dissertação versa sobre o emprego de personagens conceituais no ensino de filosofia, como estratégia a ser utilizada em sala de aula. O trabalho desenvolve-se em quatro partes sequenciais que tratam, respectivamente, sobre os seguintes assuntos: como os conceitos filosóficos são construídos; como os planos de imanência são traçados pelos filósofos; a presença dos personagens conceituais em estrita relação com os planos e com os conceitos; um exemplo a partir da análise do Legislador rousseauniano, como personagem conceitual. A partir desses pontos, afirma-se a importância dos personagens conceituais no construtivismo filosófico e a possibilidade de serem mais utilizados no ensino de filosofia. |
Abstract: | Based on the work entitled What is Philosophy?, by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which the authors explain that philosophical constructionism occurs through three interrelated activities (tracing a plane of immanence – creating concepts – inventing characters ), this dissertation is about the use of conceptual characters in the teaching of philosophy, as a strategy to be used in the classroom. The work is developed in four sequential parts that deal, respectively, with the following subjects: how philosophical concepts are constructed; how plans of immanence are drawn by philosophers; the presence of conceptual characters in strict relationship with the plans and concepts; an example based on the analysis of the Rousseauian Legislator, as a conceptual character. From these points, the importance of conceptual characters in philosophical constructivism and the possibility of them being more widely used in philosophy teaching is affirmed. |
Palavras-chave: | Ensino de Filosofia. Deleuze e Guatarri |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9223 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Menssios Leoni Araujo Eloy -Dissertação Prof Filo 2024 - Texto Final -.pdf | 638,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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