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dc.creatorMENSSIOS LEONI ARAUJO ELOY-
dc.date.accessioned2024-08-22T13:43:04Z-
dc.date.available2024-08-22T13:43:04Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9223-
dc.description.abstractBased on the work entitled What is Philosophy?, by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which the authors explain that philosophical constructionism occurs through three interrelated activities (tracing a plane of immanence – creating concepts – inventing characters ), this dissertation is about the use of conceptual characters in the teaching of philosophy, as a strategy to be used in the classroom. The work is developed in four sequential parts that deal, respectively, with the following subjects: how philosophical concepts are constructed; how plans of immanence are drawn by philosophers; the presence of conceptual characters in strict relationship with the plans and concepts; an example based on the analysis of the Rousseauian Legislator, as a conceptual character. From these points, the importance of conceptual characters in philosophical constructivism and the possibility of them being more widely used in philosophy teaching is affirmed.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofia. Deleuze e Guatarri-
dc.titlePERSONAGENS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marta Rios Alves Nunes da Costa-
dc.description.resumoFundamentando-se na obra intitulada O que é a Filosofia?, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na qual os autores expõem que o construcionismo filosófico ocorre por meio de três atividades inter-relacionadas (traçar um plano de imanência – criar conceitos - inventar personagens), esta dissertação versa sobre o emprego de personagens conceituais no ensino de filosofia, como estratégia a ser utilizada em sala de aula. O trabalho desenvolve-se em quatro partes sequenciais que tratam, respectivamente, sobre os seguintes assuntos: como os conceitos filosóficos são construídos; como os planos de imanência são traçados pelos filósofos; a presença dos personagens conceituais em estrita relação com os planos e com os conceitos; um exemplo a partir da análise do Legislador rousseauniano, como personagem conceitual. A partir desses pontos, afirma-se a importância dos personagens conceituais no construtivismo filosófico e a possibilidade de serem mais utilizados no ensino de filosofia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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