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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MENSSIOS LEONI ARAUJO ELOY | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T13:43:04Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T13:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9223 | - |
dc.description.abstract | Based on the work entitled What is Philosophy?, by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which the authors explain that philosophical constructionism occurs through three interrelated activities (tracing a plane of immanence – creating concepts – inventing characters ), this dissertation is about the use of conceptual characters in the teaching of philosophy, as a strategy to be used in the classroom. The work is developed in four sequential parts that deal, respectively, with the following subjects: how philosophical concepts are constructed; how plans of immanence are drawn by philosophers; the presence of conceptual characters in strict relationship with the plans and concepts; an example based on the analysis of the Rousseauian Legislator, as a conceptual character. From these points, the importance of conceptual characters in philosophical constructivism and the possibility of them being more widely used in philosophy teaching is affirmed. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia. Deleuze e Guatarri | - |
dc.title | PERSONAGENS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marta Rios Alves Nunes da Costa | - |
dc.description.resumo | Fundamentando-se na obra intitulada O que é a Filosofia?, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na qual os autores expõem que o construcionismo filosófico ocorre por meio de três atividades inter-relacionadas (traçar um plano de imanência – criar conceitos - inventar personagens), esta dissertação versa sobre o emprego de personagens conceituais no ensino de filosofia, como estratégia a ser utilizada em sala de aula. O trabalho desenvolve-se em quatro partes sequenciais que tratam, respectivamente, sobre os seguintes assuntos: como os conceitos filosóficos são construídos; como os planos de imanência são traçados pelos filósofos; a presença dos personagens conceituais em estrita relação com os planos e com os conceitos; um exemplo a partir da análise do Legislador rousseauniano, como personagem conceitual. A partir desses pontos, afirma-se a importância dos personagens conceituais no construtivismo filosófico e a possibilidade de serem mais utilizados no ensino de filosofia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Menssios Leoni Araujo Eloy -Dissertação Prof Filo 2024 - Texto Final -.pdf | 638,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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