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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SIDE QUEST CG: A Gamificação Urbana como Recurso de Reconhecimento da Cidade
Autor(es): AMANDA YUMI TSUHA
Primeiro orientador: GILFRANCO MEDEIROS ALVES
Resumo: A cultura do imediatismo e da produtividade impostas e cultivadas pela sociedade nos últimos anos têm sido potencializadas ainda mais pela tecnologia, tendo como consequência o isolamento social, refletindo também na cidade de forma física, podendo ser percebida pelo abandono de espaços públicos e da esfera política. Dentro desse contexto, a arquitetura acaba se tornando um recurso de segregação e imposição. A partir disso, surge o seguinte questionamento: “Como retomar as relações sociais entre indivíduos e espaços urbanos, estimulando também discussões e reflexões?” Tentando responder essa questão, este projeto propõe ensaios lúdicos voltados para a ocupação da cidade, utilizando recursos como a gamificação urbana e designs interativos e tendo como recorte a área central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Assim, espera-se que o projeto seja um respiro dentro do contexto atual de uma sociedade voltada para a produtividade e imediatismo, um incentivo para a exploração das diversas faces e histórias locais, fornecendo oportunidades para uma construção coletiva da cidade a qual queremos habitar.
Abstract: The culture of immediacy and productivity imposed and cultivated by society in recent years has been further enhanced by technology, resulting in social isolation, also reflecting in the city in a physical way, which can be perceived by the abandonment of public spaces and the political sphere . Within this context, architecture ends up becoming a resource of segregation and imposition. From this, the following question arises: “How to resume social relations between individuals and urban spaces, also stimulating discussions and reflections?” Trying to answer this question, this project proposes playful experiments focused on the occupation of the city, using resources such as urban gamification and interactive designs and focusing on the central area of Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Therefore, it is expected that the project be a breather within the current context of a society focused on productivity and immediacy, an incentive to explore the diverse faces and local histories, providing opportunities for a collective construction of the city we want to inhabit.
Palavras-chave: gamificação urbana
cultura
cidade
exploração
descoberta
arquitetura efêmera
interatividade
encaixe
design
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9204
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

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