Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMANDA YUMI TSUHA-
dc.date.accessioned2024-08-20T12:39:50Z-
dc.date.available2024-08-20T12:39:50Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9204-
dc.description.abstractThe culture of immediacy and productivity imposed and cultivated by society in recent years has been further enhanced by technology, resulting in social isolation, also reflecting in the city in a physical way, which can be perceived by the abandonment of public spaces and the political sphere . Within this context, architecture ends up becoming a resource of segregation and imposition. From this, the following question arises: “How to resume social relations between individuals and urban spaces, also stimulating discussions and reflections?” Trying to answer this question, this project proposes playful experiments focused on the occupation of the city, using resources such as urban gamification and interactive designs and focusing on the central area of Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Therefore, it is expected that the project be a breather within the current context of a society focused on productivity and immediacy, an incentive to explore the diverse faces and local histories, providing opportunities for a collective construction of the city we want to inhabit.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgamificação urbana-
dc.subjectcultura-
dc.subjectcidade-
dc.subjectexploração-
dc.subjectdescoberta-
dc.subjectarquitetura efêmera-
dc.subjectinteratividade-
dc.subjectencaixe-
dc.subjectdesign-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleSIDE QUEST CG: A Gamificação Urbana como Recurso de Reconhecimento da Cidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GILFRANCO MEDEIROS ALVES-
dc.description.resumoA cultura do imediatismo e da produtividade impostas e cultivadas pela sociedade nos últimos anos têm sido potencializadas ainda mais pela tecnologia, tendo como consequência o isolamento social, refletindo também na cidade de forma física, podendo ser percebida pelo abandono de espaços públicos e da esfera política. Dentro desse contexto, a arquitetura acaba se tornando um recurso de segregação e imposição. A partir disso, surge o seguinte questionamento: “Como retomar as relações sociais entre indivíduos e espaços urbanos, estimulando também discussões e reflexões?” Tentando responder essa questão, este projeto propõe ensaios lúdicos voltados para a ocupação da cidade, utilizando recursos como a gamificação urbana e designs interativos e tendo como recorte a área central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Assim, espera-se que o projeto seja um respiro dentro do contexto atual de uma sociedade voltada para a produtividade e imediatismo, um incentivo para a exploração das diversas faces e histórias locais, fornecendo oportunidades para uma construção coletiva da cidade a qual queremos habitar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6016.pdf77,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.