Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9136
Tipo: | Tese |
Título: | Metodologias ativas e tecnologias digitais da informação e comunicação na educação ambiental dos anos iniciais do ensino fundamental em Coxim, MS |
Autor(es): | Fujihara, Juliana Roberta Paes |
Primeiro orientador: | Garcia, Patricia Helena Mirandola |
Resumo: | Esta tese teve como objetivo corroborar ou refutar a hipótese: as Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aprimoram as atividades de Educação Ambiental no Ensino Fundamental I das escolas urbanas de Coxim, MS. Para responder a hipótese, desenvolvemos quatro atividades. A primeira, a revisão bibliográfica. A seguir, elaboramos um questionário e opinário para compreender como os professores realizavam sua formação continuada e exerciam suas atividades em Educação Ambiental, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A terceira etapa contou com uma parceria com o SEBRAE, envolvendo a composição de uma Roda de Conversa onde foram analisadas as formas de uso e engajamento das Tecnologias Educacionais Digitais. Na quarta etapa, realizamos a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais de Coxim, MS, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A contextualização evolutiva da cognição e a história do desenvolvimento tecnológico e social, incluindo a educação, forneceu-nos uma ampla base para refletirmos sobre o aprimoramento da Educação e Educação Ambiental com as Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Entre os diversos aspectos estudados, observamos que o aprimoramento é possível em decorrência: dos cursos de atualização realizados pela prefeitura e com a Educação à Distância; as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação não são tão limitantes como os Laboratórios de Ciências, além de possibilitarem acesso a informação, cursos de formação e uma série de aplicativos para desenvolvimento de trabalhos autorais; as possibilidades de Metodologias Ativas Híbridas permitem a utilização de uma ampla gama de estratégias pedagógicas; as normas e princípios de convivência humana com paz e harmonia, associado ao diálogo e respeito, permite-nos gerar ambientes educacionais para o desenvolvimento individual, o exercício da cidadania e a formação para o trabalho. |
Abstract: | This thesis aimed to corroborate or refute the hypothesis: Active Methodologies and Digital Information and Communication Technologies improve Environmental Education activities in Elementary School I in urban schools in Coxim, MS. To answer the hypothesis, we developed four activities. The first, the bibliographic review. Next, we developed a questionnaire and opinion to understand how teachers carried out their continuing education and carried out their activities in Environmental Education, Active Methodologies and Digital Information and Communication Technologies. The third stage included a partnership with SEBRAE, involving the composition of a Conversation Wheels where the ways of using and engaging Digital Educational Technologies were analyzed. In the fourth stage, we carried out a documentary analysis of the Pedagogical Political Projects of municipal schools in Coxim, MS, using Bardin's Content Analysis. The evolutionary contextualization of cognition and the history of technological and social development, including education, provided us with a broad basis to reflect on the improvement of Education and Environmental Education with Active Methodologies and Digital Information and Communication Technologies. Among the various aspects studied, we observed that improvement is possible as a result of: continuing education courses carried out by the city hall and Distance Education; Digital Information and Communication Technologies are not as limiting as Science Laboratories, in addition to enabling access to information, training courses and a series of application for developing authorial works; the possibilities of Hybrid Active Methodologies allow the use of a wide range of pedagogical strategies; the norms and principles of human coexistence with peace and harmony, associated with dialogue and respect, allow us to generate educational environments for individual development, the exercise of citizenship and training for work. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Metodologias Ativas Tecnologias Digitais Sustentabilidade Formação de Professores Pandemia da Covid-19 |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9136 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TESE JULIANA FINAL.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.