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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO PARA A MAIORIDADE DIANTE DO RACISMO EM CONTEXTOS DIVERSOS: LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(es): FERNANDA CALAZANS CARVALHO
Primeiro orientador: Christian Muleka Mwewa
Resumo: O presente estudo apresenta algumas reflexões de uma pesquisa desenvolvida. Por ora, a partir dos conceitos de “raça”, racismo e etnia, objetivamos refletir sobre a educação das crianças do ensino fundamental do ciclo inicial. A pesquisa se caracteriza como qualitativa documental, com a análise de materiais bibliográficos, quais sejam, livros didáticos para o ensino de história no ensino fundamental primeiro ciclo. A partir de autores como Munanga, Fanon, Stuart Hall e Mwewa, entre outros, dialogamos com os conceitos kantianos de “menoridade e maioridade” que, de certa forma, alicerçaram o conceito adorniano de “emancipação” com os quais iremos operar. Essa investigação se justifica uma vez que, se “raças” não existem biologicamente ou geneticamente, tampouco cientificamente, logo o indivíduo racista age e pensa sob a tutela de outrem – menoridade – que pressupôs a existência de diferentes “raças” hierarquizando-as. Concluímos que é preciso empreender um processo formativo através da educação que objetive a emancipação em direção à maioridade subjetiva. Uma vez que o racismo persiste, podemos dizer que ainda não há maioridade coletiva sobre a destituição das hierarquias raciais.
Abstract: The present study presents some reflections from an ongoing research. For now, based on the concepts of "race," racism, and ethnicity, our aim is to reflect on the education of children in the early years of elementary school. The research is characterized as qualitative and documentary, involving the analysis of bibliographic materials, namely, history textbooks for the first cycle of elementary education. Drawing on authors such as Munanga, Fanon, Stuart Hall, and Mwewa, among others, we engage with Kantian concepts of "minority" and "majority," which, to some extent, underpin Adorno's concept of "emancipation" that we will be working with. This investigation is justified insofar as if "races" do not exist biologically, genetically, or scientifically, then the racist individual acts and thinks under the guardianship of others – minority – which presupposes the existence of different "races" and their hierarchical ordering. We conclude that it is necessary to undertake an educational formative process aimed at subjective emancipation or achieving majority. Since racism persists, it can be said that there is still no collective majority regarding the dismantling of racial hierarchies.
Palavras-chave: racismo
maioridade
educação
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8855
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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