Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8687
Tipo: | Dissertação |
Título: | O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE HIDROLOGIA E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIOCIENTÍFICAS |
Autor(es): | FERNANDO SIAN OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | Ademir de Souza Pereira |
Resumo: | A dissertação aborda a implementação de uma Unidade Curricular Eletiva em uma escola pública do estado Mato Grosso do Sul, focada na temática da Hidrologia e fundamentada na perspectiva do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). O objetivo é investigar como a oferta desta Unidade Curricular Eletiva, permeada pela perspectiva PLACTS, pode potencializar discussões genuínas que promovam a formação para a cidadania. Para isso, são delineados três objetivos específicos: (a) identificar e analisar métodos de ensino embasados na perspectiva PLACTS; (b) investigar a potabilidade da água dos bebedouros da escola, utilizando uma abordagem PLACTS em atividades experimentais; e (c) examinar o desenvolvimento de um posicionamento crítico dos estudantes em relação à temática da hidrologia e suas implicações sociocientíficas. A pesquisa emprega uma abordagem multipaper, em que três artigos compõem os capítulos da dissertação. O primeiro capítulo consiste em uma revisão sistemática da literatura (RSL) utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de identificar métodos de ensino em ciências fundamentados na perspectiva PLACTS. O segundo capítulo descreve uma atividade experimental para investigar a potabilidade da água dos bebedouros da escola, seguindo uma abordagem PLACTS. O terceiro capítulo discute o desenvolvimento do posicionamento crítico dos estudantes em relação à hidrologia, também utilizando a perspectiva PLACTS. Os resultados da RSL revelam métodos de ensino em ciências alinhados com a perspectiva PLACTS, fornecendo um panorama do estado da arte nessa área. A aplicação da sequência didática no segundo capítulo permite a avaliação da potabilidade da água dos bebedouros da escola, enquanto o terceiro capítulo ressalta o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação à temática da hidrologia. A pesquisa destaca a importância da abordagem PLACTS no ensino de ciências, fornecendo uma integração entre aspectos científicos, sociais e culturais. Além disso, ressalta a relevância de abordar problemáticas locais e regionais, promovendo uma educação contextualizada e interdisciplinar. A pesquisa também aponta para a necessidade de metodologias que envolvam os alunos como sujeitos ativos no processo de aprendizagem, visando desenvolver habilidades de pensamento crítico e conscientização sobre questões ambientais e sociais. |
Abstract: | PLACTS; CTS; Ensino de Ciências; Pensamento crítico; Freire. |
Palavras-chave: | Hidrologia, Técnologia, Sociedade |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8687 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FERNANDO SIAN OLIVEIRA.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.