Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8687
Tipo: | Dissertação |
Título: | O pensamento latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade: uma abordagem interdisciplinar no ensino de Hidrologia e suas problemáticas sociocientíficas |
Autor(es): | Oliveira, Fernando Sian |
Primeiro orientador: | Pereira, Ademir de Souza |
Resumo: | A dissertação aborda a implementação de uma Unidade Curricular Eletiva em uma escola pública do estado Mato Grosso do Sul, focada na temática da Hidrologia e fundamentada na perspectiva do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). O objetivo é investigar como a oferta desta Unidade Curricular Eletiva, permeada pela perspectiva PLACTS, pode potencializar discussões genuínas que promovam a formação para a cidadania. Para isso, são delineados três objetivos específicos: (a) identificar e analisar métodos de ensino embasados na perspectiva PLACTS; (b) investigar a potabilidade da água dos bebedouros da escola, utilizando uma abordagem PLACTS em atividades experimentais; e (c) examinar o desenvolvimento de um posicionamento crítico dos estudantes em relação à temática da hidrologia e suas implicações sociocientíficas. A pesquisa emprega uma abordagem multipaper, em que três artigos compõem os capítulos da dissertação. O primeiro capítulo consiste em uma revisão sistemática da literatura (RSL) utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de identificar métodos de ensino em ciências fundamentados na perspectiva PLACTS. O segundo capítulo descreve uma atividade experimental para investigar a potabilidade da água dos bebedouros da escola, seguindo uma abordagem PLACTS. O terceiro capítulo discute o desenvolvimento do posicionamento crítico dos estudantes em relação à hidrologia, também utilizando a perspectiva PLACTS. Os resultados da RSL revelam métodos de ensino em ciências alinhados com a perspectiva PLACTS, fornecendo um panorama do estado da arte nessa área. A aplicação da sequência didática no segundo capítulo permite a avaliação da potabilidade da água dos bebedouros da escola, enquanto o terceiro capítulo ressalta o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação à temática da hidrologia. A pesquisa destaca a importância da abordagem PLACTS no ensino de ciências, fornecendo uma integração entre aspectos científicos, sociais e culturais. Além disso, ressalta a relevância de abordar problemáticas locais e regionais, promovendo uma educação contextualizada e interdisciplinar. A pesquisa também aponta para a necessidade de metodologias que envolvam os alunos como sujeitos ativos no processo de aprendizagem, visando desenvolver habilidades de pensamento crítico e conscientização sobre questões ambientais e sociais. |
Abstract: | The dissertation addresses the implementation of an Elective Curricular Unit in a public school in the state of Mato Grosso do Sul, focused on the theme of Hydrology and based on the perspective of Latin American Thought in Science, Technology and Society (LATSTS). The objective is to investigate how the offer of this Elective Curricular Unit, permeated by the LATSTS perspective, can enhance genuine discussions that promote training for citizenship. To this end, three specific objectives are outlined: (a) identify and analyze teaching methods based on the LATSTS perspective; (b) investigate the potability of water from school drinking fountains, using a LATSTS approach in experimental activities; and (c) examine the development of a critical positioning of students in relation to the topic of hydrology and its socio-scientific implications. The research employs a multipaper approach, in which three articles make up the chapters of the dissertation. The first chapter consists of a systematic literature review (SLR) using the CAPES Theses and Dissertations Catalog, in order to identify science teaching methods based on the LATSTS perspective. The second chapter describes an experimental activity to investigate the potability of water from school drinking fountains, following a LATSTS approach. The third chapter discusses the development of students' critical positioning in relation to hydrology, also using the LATSTS perspective. The SLR results reveal science teaching methods aligned with the LATSTS perspective, providing an overview of the state of the art in this area. The application of the didactic sequence in the second chapter allows the assessment of the potability of water from the school's drinking fountains, while the third chapter highlights the development of students' critical thinking in relation to the topic of hydrology. The research highlights the importance of the LATSTS approach in science teaching, providing an integration between scientific, social and cultural aspects. Furthermore, it highlights the relevance of addressing local and regional issues, promoting contextualized and interdisciplinary education. The research also points to the need for methodologies that involve students as active subjects in the learning process, aiming to develop critical thinking skills and awareness of environmental and social issues. |
Palavras-chave: | PLACTS CTS Ensino de Ciências Pensamento Crítico Paulo Freire |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8687 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FERNANDO SIAN OLIVEIRA.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.