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Tipo: Dissertação
Título: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Autor(es): ERICA DE SOUZA PEIXOTO
Primeiro orientador: Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa que se propôs refletir sobre a utilização de trilhas ecológicas e oficinas de produção de exsicatas como atividades de ensino na temática botânica. O principal objetivo foi investigar se o uso dessas propostas pedagógicas contribuem para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelos conteúdos de Botânica, mesmo na grade curricular do Novo Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida de forma quali-quantitativa junto aos alunos do 2º ano do ensino médio de uma Escola em Tempo Integral na cidade de Miranda-MS. Foram realizadas quatro etapas, um pré-teste para análise prévia dos conhecimentos dos alunos, duas trilhas (uma no entorno da escola e outra em uma reserva biológica), uma oficina para produção de exsicatas e para a identificação das espécies coletadas com o auxílio de aplicativos digitais e um questionário pós-teste para para análise do impacto de tais propostas na aprendizagem dos estudantes. Após a conclusão de todas as etapas observou-se que as propostas didáticas, ensinadas de forma significativa, contextualizada, ativa e utilizando estratégias diversificadas, assim como o contato direto com as plantas dos biomas Pantanal e Cerrado, foram capazes de estimular o interesse por essa abordagem nos discentes, promovendo aos professores meios que podem facilitar e incentivar o processo de ensino-aprendizagem da botânica, seja nas aulas regulares ou nos itinerários formativos. Aprender sobre Botânica de forma prática e dinâmica é fundamental para disseminar essa área tão importante para a Biologia. Palavras- chave: Trilhas ecológicas; Ensino de ciências; Plantas; Miranda-MS.
Abstract: The present work deals with a research that aimed to reflect on the use of ecological trails and workshops for the production of herbarium specimens as teaching activities in the botanical theme. The main objective was to investigate whether the use of these pedagogical approaches contributes to stimulating students' curiosity and interest in Botany content, even within the curriculum of the New High School system. The research was conducted in a qualitative-quantitative manner with students from the 2nd year of high school at a Full-Time School in the city of Miranda-MS. Four stages were carried out: a pre-test for preliminary analysis of students' knowledge, two trails (one around the school and another in a biological reserve), a workshop for the production of herbarium specimens and for the identification of collected species using digital applications, and a post-test questionnaire to analyze the impact of these proposals on student learning. After completing all stages, it was observed that the didactic proposals, taught in a meaningful, contextualized, and active manner, using diversified strategies, as well as the direct contact with plants from the Pantanal and Cerrado biomes, were able to stimulate interest in this approach among the students and provide teachers with means that can facilitate and encourage the teaching-learning process of botany, whether in regular classes or in formative routes. Learning about Botany in a practical and dynamic way is fundamental to disseminate this important area of Biology. Keywords: Teaching of Botany; Interpretive trails; Plants; Miranda-MS.
Palavras-chave: Trilhas ecológicas
Ensino de ciências
Plantas
Miranda-MS.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8590
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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