Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8475
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A influência da afetividade entre professor e aluno no processo de aprendizagem: Um relato de experiência vivido no estágio obrigatório com o 5° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Mayra Tacyara dos |
Primeiro orientador: | Souza, Regina Aparecida Marques de |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência decorrente do estágio obrigatório realizado no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na cidade de Andradina, no estado de São Paulo, durante o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Essa experiência teve por objetivo refletir sobre a influência da afetividade no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como a sua relevância no relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, foi adotada a metodologia do relato de experiência com técnicas de observação, bem como uma abordagem qualitativa, relacionando-a com as referências e os pressupostos provenientes da teoria Históricocultural e de estudiosos que embasam o estudo da afetividade no processo de aprendizagem. Como resultado dessa experiência, foi abordado as melhorias nas relações dentro da sala de aula e no processo de aprendizagem, destacando o valor da dimensão afetiva e social, promovendo, assim, um ensino de qualidade fundamentado na afetividade. Desta forma, essa experiência identificou que a afetividade desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento das crianças, contribuindo para que a aprendizagem ocorra de maneira mais significativa e concreta, além de auxiliar na melhoria da convivência na sala de aula e no desenvolvimento de outras aprendizagens cognitivas e sociais. |
Palavras-chave: | Afetividade Aprendizagem Ensino |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8475 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
11846.pdf | 504,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.