Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mayra Tacyara dos-
dc.date.accessioned2024-03-05T14:17:30Z-
dc.date.available2024-03-05T14:17:30Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8475-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividade-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectEnsino-
dc.titleA influência da afetividade entre professor e aluno no processo de aprendizagem: Um relato de experiência vivido no estágio obrigatório com o 5° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Regina Aparecida Marques de-
dc.description.resumoEste artigo apresenta um relato de experiência decorrente do estágio obrigatório realizado no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na cidade de Andradina, no estado de São Paulo, durante o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Essa experiência teve por objetivo refletir sobre a influência da afetividade no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como a sua relevância no relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, foi adotada a metodologia do relato de experiência com técnicas de observação, bem como uma abordagem qualitativa, relacionando-a com as referências e os pressupostos provenientes da teoria Históricocultural e de estudiosos que embasam o estudo da afetividade no processo de aprendizagem. Como resultado dessa experiência, foi abordado as melhorias nas relações dentro da sala de aula e no processo de aprendizagem, destacando o valor da dimensão afetiva e social, promovendo, assim, um ensino de qualidade fundamentado na afetividade. Desta forma, essa experiência identificou que a afetividade desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento das crianças, contribuindo para que a aprendizagem ocorra de maneira mais significativa e concreta, além de auxiliar na melhoria da convivência na sala de aula e no desenvolvimento de outras aprendizagens cognitivas e sociais.pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11846.pdf504,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.