Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/836
Tipo: Dissertação
Título: TV Escola: práticas, pesquisa e reflexões
Autor(es): Melo, Selenia Silvia Witter de
Primeiro orientador: Zanon, Ângela Maria
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a correlação do uso dos recursos tecnológicos trabalhados no curso de formação continuada e em serviço, na modalidade de Educação a Distância, o Projeto TV na Escola e os Desafios de Hoje, na região de Andradina/SP e a apropriação deste no fazer pedagógico dos professores que dele participaram. Estes depoimentos foram registrados através de entrevistas. A base teórica é a fenomenologia e as idéias de Husserl, Bicudo, Cappelletti, Dartigues, Espósito, Assmann, Freire, entre outros. Da análise dos dados da pesquisa, individual (ideográfica) e geral (nomotética), foram explicitadas convergências e divergências entre os discursos tornando possível a reflexão, o que permitiu a compreensão da estrutura do fenômeno interrogado. Através da redução de idéias e das invariantes, chegou-se a quatro categorias abertas, oriundas de sete confluências temáticas, obtidas através de oitenta e uma unidades de significados. A primeira categoria aberta, denominada Consciência Pedagógica, evidencia que os sujeitos vêem nas tecnologias uma nova forma de construir o conhecimento e possuem uma atitude questionante sobre o seu fazer pedagógico e a inclusão digital. A segunda, denominada Tempo Pedagógico, provoca uma discussão sobre o tempo disponível em sala de aula e a ação pedagógica. A terceira categoria, Curiosidade Epistemológica, parte da idéia de que os recursos tecnológicos trabalhados são contributo importante para despertar a curiosidade dos alunos para os conteúdos, que podem levar à busca e à construção do conhecimento. A última categoria, denominada Formação Profissional Continuada, definiu-se a partir da afirmação dos sujeitos de que ainda existem inúmeros desafios a serem explorados nesta modalidade de curso, mas reconhecem que os estudos contribuíram para repensar a sua prática docente.
This research has for its objective the investigation of the correlation of the use of technological resources used in the permanent training courses and in service in Distance Education, TV in School Project and Today s Challenges activities in the Andradina/SP region, and its appropriation in pedagogical action of the teachers participating in it. The statements were registered through interviews. Phenomenology was used as its theoretical basis along with the ideas of Husserl, Bicudo, Cappelletti, Dartigues, Assman, Freire, among others. From the individual [ideographic] and general [nomothetic] analysis of the research data, convergences and divergences were rendered explicit, possibiliting a reflection which permitted the comprehension of hte structure of the interrogated phenomenon. Through the reducation of ideas and invariants, we reached four open categories, springing from seven thematical confluences, obtained from eighty-one units of meaning. The first category, Pedagogical Conscience, evidenced that the subjects see in technologies, a new form of constructing knowledge and possess a questioning attitude on pedagogical tasks and digital inclusion. The second, Pedagogical Time, provoked a discussion on time available in the classroom and pedagogical action. The third catagory, Epistemological Curiosity, starts from the idea of technological ressources used are an important contribution for the search and construction of jnowledge. The last category, Continued Professional Formation, was defined from the affirmation of the subjects that there still exist innumerable challenges to be exploited in this modality of the course, but realize that the studies contribute to rethinking teaching practice.
Palavras-chave: Prática de Ensino
Tecnologia Educacional
Televisão Educativa
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/836
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selenia Silvia Witter de Melo.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.