Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Selenia Silvia Witter de-
dc.date.accessioned2011-11-16T16:59:07Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:30Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/836-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de investigar a correlação do uso dos recursos tecnológicos trabalhados no curso de formação continuada e em serviço, na modalidade de Educação a Distância, o Projeto TV na Escola e os Desafios de Hoje, na região de Andradina/SP e a apropriação deste no fazer pedagógico dos professores que dele participaram. Estes depoimentos foram registrados através de entrevistas. A base teórica é a fenomenologia e as idéias de Husserl, Bicudo, Cappelletti, Dartigues, Espósito, Assmann, Freire, entre outros. Da análise dos dados da pesquisa, individual (ideográfica) e geral (nomotética), foram explicitadas convergências e divergências entre os discursos tornando possível a reflexão, o que permitiu a compreensão da estrutura do fenômeno interrogado. Através da redução de idéias e das invariantes, chegou-se a quatro categorias abertas, oriundas de sete confluências temáticas, obtidas através de oitenta e uma unidades de significados. A primeira categoria aberta, denominada Consciência Pedagógica, evidencia que os sujeitos vêem nas tecnologias uma nova forma de construir o conhecimento e possuem uma atitude questionante sobre o seu fazer pedagógico e a inclusão digital. A segunda, denominada Tempo Pedagógico, provoca uma discussão sobre o tempo disponível em sala de aula e a ação pedagógica. A terceira categoria, Curiosidade Epistemológica, parte da idéia de que os recursos tecnológicos trabalhados são contributo importante para despertar a curiosidade dos alunos para os conteúdos, que podem levar à busca e à construção do conhecimento. A última categoria, denominada Formação Profissional Continuada, definiu-se a partir da afirmação dos sujeitos de que ainda existem inúmeros desafios a serem explorados nesta modalidade de curso, mas reconhecem que os estudos contribuíram para repensar a sua prática docente.pt_BR
dc.description.abstractThis research has for its objective the investigation of the correlation of the use of technological resources used in the permanent training courses and in service in Distance Education, TV in School Project and Today s Challenges activities in the Andradina/SP region, and its appropriation in pedagogical action of the teachers participating in it. The statements were registered through interviews. Phenomenology was used as its theoretical basis along with the ideas of Husserl, Bicudo, Cappelletti, Dartigues, Assman, Freire, among others. From the individual [ideographic] and general [nomothetic] analysis of the research data, convergences and divergences were rendered explicit, possibiliting a reflection which permitted the comprehension of hte structure of the interrogated phenomenon. Through the reducation of ideas and invariants, we reached four open categories, springing from seven thematical confluences, obtained from eighty-one units of meaning. The first category, Pedagogical Conscience, evidenced that the subjects see in technologies, a new form of constructing knowledge and possess a questioning attitude on pedagogical tasks and digital inclusion. The second, Pedagogical Time, provoked a discussion on time available in the classroom and pedagogical action. The third catagory, Epistemological Curiosity, starts from the idea of technological ressources used are an important contribution for the search and construction of jnowledge. The last category, Continued Professional Formation, was defined from the affirmation of the subjects that there still exist innumerable challenges to be exploited in this modality of the course, but realize that the studies contribute to rethinking teaching practice.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectTelevisão Educativapt_BR
dc.titleTV Escola: práticas, pesquisa e reflexõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zanon, Ângela Maria-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selenia Silvia Witter de Melo.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.