Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8338
Tipo: Dissertação
Título: VOZES ELOQUENTES DAS IMAGENS DOS ESPAÇOS FÍSICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Tânia Cristina Barreto de Souza
Primeiro orientador: Christian Muleka Mwewa
Resumo: Esta pesquisa em nível de mestrado está vinculada à linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus de Campo Grande/MS. A pesquisa, de natureza qualitativa, inspirada pela perspectiva etnográfica, tem como objetivo contribuir para a reflexão acerca do espaço físico da educação infantil, partindo da seguinte indagação: o espaço físico da educação infantil é estruturado para fomentar a autonomia e a sociabilidade das crianças? A Teoria Crítica da Sociedade subsidiará a fundamentação teórica do trabalho em curso, especificamente os estudos do pensador Walter Benjamin como importante interlocutor teórico. Neste estudo, apresentaremos reflexões sobre as normatizações do espaço físico destinado à educação infantil, evidenciando a importância e a influência de sua estrutura e funcionalidade para o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, foram realizadas pesquisas em diversos documentos (Lei, Diretrizes e Subsídios para credenciamento e funcionamento) sobre o espaço físico da educação infantil. Na qualidade de objeto de estudo, foram realizados registros fotográficos de espaços físicos de duas escolas de Educação Infantil na cidade de Campo Grande. A pesquisa contou também com levantamento de dados, registros das visitas ao campo delimitado para o estudo, além da coleta/geração de dados referentes às instituições pesquisadas. Espera-se que este estudo possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre a potencialidade dos espaços físicos das instituições de educação infantil do município de Campo Grande/MS, na sua dimensão da formação cultural das crianças e das formadoras. É nesta perspectiva que vislumbramos a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Diante das necessidades das crianças e dos que com elas trabalham, afirma-se pela segurança e pela adequação do ambiente capaz de garantir um trabalho pedagógico de qualidade com base no desenvolvimento integral das crianças e que contribua para a construção de uma Educação Infantil de qualidade. Palavras-chave: Espaço físico; Walter Benjamin; Educação Infantil.
Abstract: This research at the master's level is linked to the research line “Education, Culture and Society”, from the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul – campus of Campo Grande/MS. The research, qualitative in nature, inspired by the ethnographic perspective seeks to contribute to reflection on the early childhood educational physical environment, starting from the following inquiry: early childhood educational physical environment is structured to foster children's autonomy and sociability? The Critical Theory of Society will subsidize the theoretical foundation of the work in progress, specifically the studies of the thinker Walter Benjamin as a key theoretical interlocutor. In this study, we will present reflections on the norms of the physical environment destined for early childhood education, evidencing the importance and influence of its structure and functionality for the integral development of children. To this end, research was carried out in several documents (Law, Guidelines and Subsidies for Credentialing and Functioning) on the childhood educational physical environment. As the object of study, photographic records of the childhood educational physical environment of two schools of Early Childhood Education in the city of Campo Grande were made. The research also included data collection, records of visits to the field delimited for the study, as well as the collection/generation of data regarding the institutions surveyed. We wait that this study can contribute to the advancement of knowledge about the potential of the physical environment of early childhood education institutions in the city of Campo Grande/MS, in terms of the cultural formation of children and trainers. It is from this perspective that we envision the learning and integral development of children. Recognizing the requirements of kids and those who work with them is affirmed by the safety and adequacy of the environment capable of ensuring quality pedagogical work based on the integral development of children, which helps to provide a high-quality early childhood education. Keywords: Physical Environment; Walter Benjamin; Early Childhood Education.
Palavras-chave: .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8338
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação TÂNIA CRISTINA BARRETO DE SOUZA.pdf7,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.