Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8111
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Liderança e Qualidade Educacional: Estratégias da gestão em escolas integrais de Naviraí-MS
Autor(es): NATÁLIA DE OLIVEIRA MACIEL
Primeiro orientador: PAULA DA SILVA SANTOS
Resumo: A liderança educacional desempenha um papel fundamental no ambiente escolar e na qualidade do ensino. Tendo em vista este assunto tão relevante, o presente estudo aborda a relação entre liderança educacional e qualidade da educação em escolas integrais de NaviraíMs. O Objetivo é analisar as estratégias de gestão adotadas pelos diretores escolares e seu impacto na qualidade da educação. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, incluindo entrevistas com diretores escolares e análise de documentos institucionais. Os resultados incluem a identificação de boas práticas e desafios na gestão escolar integral, com potencial contribuição para o aprimoramento da educação no município. A análise realizada também considera o panorama educacional da cidade em busca contínua para eficácia e esta pesquisa buscou oferecer insights relevantes para o contexto educacional local, contribuindo para a promoção de uma educação de qualidade.
Abstract: Educational leadership plays a fundamental role in the school environment and quality of teaching. In view of this very relevant subject, the present study addresses the relationship between educational leadership and quality of education in comprehensive schools in NaviraíMs. The objective is to analyze the management strategies adopted by school directors and their impact on the quality of education. The research uses a qualitative approach, including interviews with school directors and analysis of institutional documents. The results include the identification of good practices and challenges in comprehensive school management, with potential contribution to improving education in the municipality. The analysis also carried out considers the city's educational panorama in a continuous search for effectiveness and this research sought to offer relevant insights for the local educational context, contributing to the promoting quality education
Palavras-chave: . liderança educacional
qualidade da educação
gestão escolar
escolas integrais
Naviraí-MS.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8111
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1401.pdf860,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.